Clinic “Semana do Minibasquete” está aí à porta

FPB falou com Xavi Rodríguez e Mireia Capdevila, preletores da formação

Formação | FPB | Treinadores
20 ABR 2023

Vai decorrer entre esta sexta-feira e o feriado do 25 de abril, em vários locais, o Clinic “Semana do Minibasquete”. Os treinadores espanhóis Mireia Capdevila e Xavi Rodríguez serão os preletores de uma iniciativa da Federação Portuguesa de Basquetebol/Escola Nacional do Basquetebol.

A FPB entrevistou ambos os técnicos, cujos currículos falam por si.

Xavi Rodríguez fala da seguinte forma sobre o minibasquete: “Para nós do minibasquete, mais do que dizer que é de grande importância, podemos dizer que o minibasquete é fundamental para a nossa Federação. É o alicerce sobre o qual todo o nosso desporto é construído. Sempre foi pioneira no trabalho do minibasquete, tanto com a formação de técnicos como na aplicação de regulamentos, procuranto sempre pensar no que é melhor para as crianças. Em 2006, o primeiro Congresso Internacional de Manresa realizou-se em Manresa”, recorda.

O diretor técnico da Federação Catalã aborda a importância do mininasquete para o futuro dos atletas: “Este é um momento decisivo no percurso dos jogadores. Sobretudo ao nível dos hábitos e do desenvolvimento motor e desportivo. Educar através do desporto, no caso o basquetebol. Também é decisivo para que eles se viciem no basquetebol e que joguem por muitos mais anos”, afirma.

O treinador, que conta no palmarés com títulos nacionais do país vizinho, mostra-se entusiasmado com o Clinic português: “Estou muito grato pelo convite da Federação Portuguesa de Basquetebol. E ao mesmo tempo, muito entusiasmado com a oportunidade de partilhar a nossa experiência no trabalho de minibasquete com vários treinadores de várias zonas de Portugal, de conhecer e trocar ideias e de rever velhos amigos”, termina.

Já Mireia Capdevila, sub-diretora das seleções catalãs e que esteve na equipa técnica da medalhada de prata Espanha, no último Europeu de sub16 femininos em Matosinhos, pretende que os jovens se apaixonem pela modalidade: “O minibasquete é uma etapa muito importante na formação de jovens atletas. Na minha opinião devemos atingir alguns aspetos fundamentais: que eles gostem de basquetebol, consolidem hábitos e se concentrem nos fundamentos básicos do nosso desporto”, refere.

A treinadora quer que o basquetetebol sirva de base educativa: “Este é um momento decisivo no percurso dos jogadores. Sobretudo ao nível dos hábitos e do desenvolvimento motor e desportivo. Educar através do desporto, no caso o basquetebol. Tabém é decisivo para que eles se viciem no basquetebol e que joguem por muitos mais anos”, vinca.

Mireia Capdevila também é a voz da satisfação com esta experiência no nosso país: “Estou muito por poder participar neste Clinic e estou ansiosa por partilhar ideias com os treinadores portugueses. Vai ser bom ver os diferentes pontos de vista e, acima de tudo, crescer com esta experiência”, aponta.

São estas as datas e locais das formações:

21 de abril (sexta-feira, 19h) – Montijo (Pavilhão Municipal)
22 de abril (sábado, 16h) – Vila do Conde (Pavilhão de Mindelo)
23 de abril (10h) – Famalicão (Escola Camilo Castelo Branco)
24 de abril (18h) – Aveiro (Pavilhão do CP Esgueira)
25 de abril (9h30) – Queluz (Pavilhão Henrique Miranda)

Formação | FPB | Treinadores
20 ABR 2023

Mais Notícias