CN 1 Feminina: terminada a 1ª fase, segue-se a luta pela subida e manutenção
CPN ANTARTE e CDEFF HPM reclamaram o primeiro lugar
Competições
16 FEV 2026
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, cumpriu-se a derradeira ronda da 1ª fase, com CPN ANTARTE e CDEFF HPM à cabeça. Além dos líderes de cada zona, carimbaram a passagem à fase de promoção SC Braga, CLIP TEAMS e Olivais FC msc_engenharia, GDRAR REMAX Évora, ACD Ferragudo e Clube Basket de Queluz. Courtney Wristen, do CLIP TEAMS, é a MVP da jornada 18 com 28 pontos e 16 ressaltos. A 2ª fase, tanto para os grupos de manutenção como para o grupo de promoção, inicia a 28 de fevereiro
O CPN ANTARTE fechou com registo praticamente perfeito – 15 vitórias em 16 jogos -, tendo superado nesta ronda o CD Póvoa – 81-34 -, com Vitória Dias – 11 pontos, 11 ressaltos – a assumir as rédeas, com um duplo-duplo. Com uma inspirada Ana Ramos – 15 pontos, 12 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola -, reforço mais recente das arsenalistas, o SC Braga recebeu e venceu o CD José Régio – 73-55 -, desfecho que garantiu o segundo lugar.
Ver esta publicação no Instagram
Logo atrás das minhotas – e com os mesmos pontos -, o CLIP TEAMS encerrou a 1ª fase em grande, ao bater o Académico FC – 46-69 -, fora de portas.
Ver esta publicação no Instagram
O Maia Basket Clube tirou partido de mais uma excelente exibição de Charity Gallegos – 26 pontos, 4 ressaltos, 6 assistências, 4 roubos de bola – para levar de vencida o já qualificado Olivais FC – 70-62.
Ver esta publicação no Instagram
A sul, o CDEFF não deixou escapar o primeiro posto, fruto do triunfo sobre o CRCQ Lombos Sub22 – 57-67 -, galvanizado pelos dígitos de Alice Martins – 20 pontos, 8 ressaltos, 3 desarmes de lançamento.
Ver esta publicação no Instagram
A par das madeirenses em termos pontuais, o GDRAR REMAX Évora capitalizou o fator casa ante o Sporting CP Sub22 – 50-48. Leonor Santos – 7 pontos, 11 ressaltos, 2 roubos de bolas – foi a atleta mais destacada.
Ver esta publicação no Instagram
A uma escassa vitória da dupla da frente, a ACD Ferragudo terminou a 1ª fase com um resultado positivo, no terreno do Boa Viagem Angra Açores – 56-62 -, alavancada por Rafaela Henriques – 29 pontos, 14 ressaltos, 4 assistências.
Ver esta publicação no Instagram
O Clube Basket de Queluz, última equipa com “passaporte” para a etapa de promoção, impôs-se, em casa, diante do Belenenses – 62-51. Raquel Alves – 13 pontos, 3 ressaltos, 3 assistências – revelou-se a figura da partida.
No confronto com mais pontos da ronda, o Sport Algés e Dafundo suplantou a SIMECQ por 97-91, êxito com a marca de Inês Monteiro – 18 pontos, 17 ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Miguel Fonseca – @mfportefolio


