CN 1 Masculina: Basquete Barcelos Eticol e FC Barreirense permanecem invictos

A análise da ronda 6

Competições
17 NOV 2025

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, o FC Barreirense quebrou a invencibilidade do CBA Vigion Group – líderes com mais um jogo -, na zona sul. Basquete Barcelos Eticol, ABA/IPCB e Galitos Pizzarte comandam as respetivas séries.

1ª Fase – Norte

O Basquete Barcelos Eticol recebeu e venceu o Guifões SC65-58 -, pelo que conserva a liderança – só com vitórias – da série. Joel Luz assinou um duplo-duplo – 17 pontos e onze ressaltos -, ajudando os barcelenses ao desfecho positivo. O CD Póvoa Sub23, segundo classificado, ultrapassou, em Famalicão, o FAC – Crédito Agrícola – 56-77.

O Académico FC consumou o triunfo caseiro, impulsionado pelos dígitos de José Jesus, a espreitar o duplo-duplo – 20 pontos, nove ressaltos – sobre o CB Viana NortAluga66-55. Na cobiça pelo pódio, está o GDAS, que desfeiteou o FC GAIA – FOKUS77-80 -, após prolongamento, não obstante a entrega local de Jake Harrison – 18 pontos, catorze ressaltos e cinco assistências.

1ª Fase – Norte-Centro

O Galitos Pizzarte encabeça o grupo, fruto de mais uma vitória, desta feita, em casa, contra o Olivais FC62-52. Bradley Cimperman – 17 pontos, treze ressaltos – foi o homem do jogo e principal obreiro do sucesso dos anfitriões. O SC Vasco da Gama Sub23 passou o teste, no reduto da Juvemaia ACDC75-81. Com uma exibição memorável, Jaysen Williams assinou um duplo-duplo – 34 pontos, vinte e um ressaltos – e procurou outro desenlace para os maiatos.

O Club 5Basket Gondomar confirmou o favoritismo, perante a AD Sanjoanense82-60 -, à boleia dos números de Kenni Biongo – 14 pontos, catorze ressaltos.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Club 5Basket (@club5basket)

O SC Beira-Mar fecha o quarteto da frente, depois de vencer o Gafanha Rascunhos Urbano72-62. Afonso Santos – 17 pontos e sete ressaltos – assumiu as rédeas, na turma vencedora.

1ª Fase – Centro-Sul

No embate pela liderança, a ABA/IPCB ditou leis, ante o CBC – Coração do Ribatejo84-60 -, capitalizando a performance de alto nível de Bernardo Matos – 17 pontos, nove ressaltos e oito assistências -, que se aproximou do triplo-duplo.

O Eléctrico Futebol Clube, no derradeiro lugar do pódio, soma agora os mesmos pontos do segundo classificado, graças ao triunfo, em Paço de Arcos, sobre o PAC/Kyocera56-67 -, confronto que teve em Jalen Jordan o elemento em maior evidência – 20 pontos, doze ressaltos, cinco assistências.

O Estoril Basket Clube encerra o trio com os mesmos pontos, ao derrubar a oposição do Carnide Clube78-73 -, com recurso a prolongamento e direito a prestação de gala para Evandro Adriano – 20 pontos, dezassete ressaltos e quatro desarmes de lançamento. Sob o comando de Uwais Razaque – 26 pontos, sete ressaltos -, o Sporting CP Sub23 mostrou-se autoritário, diante do Sporting Clube Marinhense90-66.

1ª Fase – Sul

No frente a frente a opor invictos, o Futebol Clube Barreirense levou a melhor sobre o CBA Vigion Group 77-72 – e, com menos um jogo, só depende de si para escalar para o topo do grupo. Com 17 pontos, seis ressaltos e sete assistências, Afonso Coelho elevou a fasquia no conjunto do Barreiro.

O Belenenses dominou, ante o seu público, o Scalipus CS112-65 -, placar com a marca de Triston Wennersten – 21 pontos, dez ressaltos.

Com um último quarto de alto nível, o Atlético CP amealhou os dois pontos, no terreno do Seixal/Superveda82-84. Martim Santos inclinou a balança para o emblema da Tapadinha, ao averbar 23 pontos, seis ressaltos e nove assistências.

A colheita impressionante de Guilherme Santinhos – 23 pontos (8/10 2pts), onze ressaltos – não bastou ao Portimonense SC para travar o BAC Crossjoin Solutions59-67.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – BC Barcelos

Competições
17 NOV 2025

Mais Notícias