CN 1 Masculina: Belenenses quebra invencibilidade do Futebol Clube Barreirense

Basquete Barcelos, Galitos, ABA e FC Barreirense ocupam as posições cimeiras

Competições
9 DEZ 2025

No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, o Belenenses pôs termo à invencibilidade da única equipa até então invicta, o Futebol Clube Barreirense. Contudo, a formação do Barreiro continua a encabeçar o grupo sul, agora em igualdade pontual com o CBA Vigion Group. Basquete Barcelos Eticol, Galitos Pizzarte e ABA/IPCB persistem no comanda das restantes séries.

 

1ª Fase – Norte A

O Basquete Barcelos Eticol exibiu a sua melhor versão, no embate com o CB Viana NortAluga 78-47 -, muito graças ao papel determinante de João Malheiro – 12 pontos, 13 ressaltos. A dois pontos do líder, surge o segundo classificado Guifões SC, soberano, na deslocação ao terreno do GDAS67-91 -, onde emergiu a figura de Diogo Gomes – 20 pontos, 4 ressaltos e 8 assistências.

Com os mesmos pontos da turma de Matosinhos, o CD Póvoa Sub23 fecha o pódio, na sequência do êxito, fora de portas, sobre o Académico FC 60-73 -, ancorado no desempenho de alto nível de James Okemirie – 21 pontos, 17 ressaltos.

Jake Harrison – 34 pontos, 16 ressaltos – elevou a fasquia, alcançando a marca de 49 de valorização, no sucesso caseiro do FC GAIA FOKUS sobre o FAC – Crédito Agrícola79-69.

1ª Fase – Norte-Centro

No embate entre os emblemas da frente, o Galitos Pizzarte levou a melhor sobre o SC Beira-Mar67-58 -, e consolidou a liderança, desfecho para o qual contribuiu decisivamente Danilson Francisco – 22 pontos, 15 ressaltos. Alavancada por David Williams – 23 pontos, 13 ressaltos -, a AD Sanjoanense superou o SC Vasco da Gama Sub2380-73 -, somando assim a segunda vitória da temporada.

O Olivais FC afirmou-se diante da Juvemaia ACDC/Mecprec58-67 -, triunfo que teve como principal artifíce Ricardo Henriques – 20 pontos, 6 ressaltos, 5 assistências.

1ª Fase – Centro-Sul

A ABA/IPCB conserva a liderança a solo, graças a mais uma vitória, desta feita, ante o seu público, sobre o Estoril Basket Clube95-79. Bernardo Matos – 23 pontos, 5 ressaltos, 8 assistências – assumiu a batuta, nos albicastrenses.

Segue-se o CBC – Coração do Ribatejo, vitorioso na receção ao Sporting Clube Marinhense90-63 -, com Carlos Lopes – 22 pontos, 7 ressaltos, 6 roubos de bola – em plano de evidência.

O Sporting CP Sub23 recebeu e venceu o Eléctrico Futebol Clube77-68 -, não obstante a notável réplica de Jalen Jordan – 24 pontos, 14 ressaltos e 5 assistências. No encontro mais renhido do grupo, o PAC/Kyocera sorriu perante o Carnide Clube72-70 -, apesar do inconformismo demonstrado por João Delgado – 12 pontos, 14 ressaltos.

1ª Fase – Sul

O Belenenses quebrou a invencibilidade do líder Futebol Clube Barreirense89-85 -, amparado pela grande atuação de Shawn Summers Jr – 26 pontos, 4 ressaltos, 9 assistências.

O CBA Vigion Group igualou a turma do Barreiro, ao vencer, em Portimão, o Portimonense SC Sub2353-81 -, guiados pela performance acima da média de Jason Catarino – 14 pontos, 6 ressaltos, 6 assistências.

O Atlético CP confirmou o favoritismo, no terreno do Scalipus CS55-65 -, graças, em larga medida, aos dígitos rubricados por Martim Santos – 23 pontos, 9 ressaltos, 5 assistências.

O Seixal/Superveda consumou a segunda vitória da temporada, no compromisso com o BAC Crossjoin Solutions77-64. Nota mais, nos almadenses, para Bruno Celestino – 24 pontos, 11 ressaltos.

Em partida antecipada da jornada onze, o Portimonense SC Sub23 derrotou o Seixal/Superveda80-71 -, à boleia do desempenho de Guilherme Santinhos – 25 pontos, 17 ressaltos.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Foto de capa: DR – Belenenses 

Competições
9 DEZ 2025

Mais Notícias