CN 1 Masculina: Emblemas da frente não vacilam
Basquete Barcelos, CBA e FC Barreirense permanecem invictos
Competições
11 NOV 2025
No Campeonato Nacional da 1ª Divisão Masculina, os líderes de cada grupo voltaram a vencer e preservem os seus lugares no topo.
1ª Fase – Norte
O Basquete Barcelos Eticol mantém o comando isolado, após bater o GDAS – 65-85 -, muito graças à prestação de Helder Ferreira – 27 pontos. Segue-se o CD Póvoa Sub23, soberano na visita ao CB Viana NortAluga – 57-64 -, vitória que teve como principal artífice James Okemirie, a alcançar o duplo-duplo: 12 pontos, treze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
Fecha o pódio o Académico FC, que recebeu e venceu o FC GAIA – FOKUS – 68-61 -, apesar dos esforços de William Lima (17pts, 8res). O Guifões SC ultrapassou o FAC – Crédito Agrícola – 80-52 -, por margem expressiva, à boleia dos dígitos acima da média de Gustavo Nunes – 23 pontos, dezasseis ressaltos e três assistências.
1ª Fase – Norte-Centro
Danilson Francisco registou 20 pontos, nove ressaltos e quatro roubos de bola, no triunfo do Clube dos Galitos sobre o Club 5Basket Gondomar – 71-65.
Os aveirenses partilham a liderança com o SC Vasco da Gama Sub23, que prevaleceu, descolando no último quarto, frente ao Gafanha Rascunhos Urbano – 80-63. De enaltecer a colheita de Pedro Lopes – 24 pontos, seis ressaltos e três assistências.
Afonso Marques foi o atleta em maior destaque, ao averbar 19 pontos, três ressaltos e sete assistências, produção, ainda assim, insuficiente para o Olivais FC evitar a derrota contra o SC Beira-Mar – 71-85.
Ver esta publicação no Instagram
A Juvemaia ACDC/Mecprec mantém-se no “pelotão” da frente, mercê do êxito, fora de portas, com a AD Sanjoanense – 72-82 -, onde sobressaiu um endiabrado Jaysen Williams, com um duplo-duplo na casa das duas dezenas – 29 pontos e vinte e um ressaltos.
1ª Fase – Centro-Sul
Bernardo Matos esteve em plano superlativo, ao registar um duplo-duplo – 16 pontos, dez ressaltos e quatro assistências -, e deu o mote para o triunfo da ABA/IPCB, no recinto do PAC/Kyocera – 51-76.
Ver esta publicação no Instagram
Com uma exibição memorável Carlos Lopes – 26 pontos, dezassete ressaltos e quatro assistências – guiou o CBC – Coração do Ribatejo à vitória caseira sobre o Sporting CP Sub23 – 77-74.
Em Alvide, o Estoril Basket Clube superiorizou-se ao Sporting Clube Marinhense, por 91-74, ao tirar partido do inspirado Ché Phipson (18pts, 6res, 5rb). O Eléctrico Futebol Clube imitou a façanha e também obteve a terceira vitória da temporada, em Ponte de Sor, frente ao Carnide Clube – 75-50. Simone Araújo (8pts, 13res), Jalen Jordan (18pts, 10res) e Mário Neves (11pts, 10res) brilharam nos locais, alcançando a mesma valorização – 23.
Ver esta publicação no Instagram
1ª Fase – Sul
Rúben Ferreira – 26 pontos e cinco ressaltos – tomou as rédeas, no sucesso do CBA Vigion Group, ainda invicto, em Almada, contra o BAC Crossjoin Solutions – 67-79.
Ver esta publicação no Instagram
Também o Futebol Clube Barreirense goza de registo imaculado, depois de suplantar, após prolongamento, o Atlético CP – 71-82. Evan Maxwell distinguiu-se com um duplo-duplo – 21 pontos e onze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
No seu encalço, está o Belenenses, que trouxe o resultado desejado do terreno do Portimonense SC Sub23 – 64-76. Hugo Silva reclamou o estatuto de principal protagonista, ao acumular 17 pontos e onze ressaltos.
Ver esta publicação no Instagram
O Scalipus CS festejou o primeiro triunfo da temporada, diante do Seixal/Superveda – 82-65 -, desfecho com intervenção decisiva de Vicente Marinho (4pts, 6res, 6ast, 4rb).
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.
Foto de capa: DR – Chamusca Basket Clube


