Competições | FPB
11 JUN 2023

Divulga-se comunicado da Federação Portuguesa de Basquetebol:

“A Federação Portuguesa de Basquetebol tem desenvolvido um esforço significativo para o desenvolvimento da Liga Portuguesa de Basquetebol, Liga BETCLIC, investindo no aumento do prestígio da modalidade e da competição, na angariação de um patrocinador com reconhecida visibilidade e capacidade financeira e nos apoios disponibilizados aos clubes participantes na competição.

Concluído o último jogo do play-off da Liga BETCLIC que consagrou o Sport Lisboa e Benfica como campeão nacional da época 2022/2023, a Federação Portuguesa de Basquetebol considera que todos os objetivos delineados para a sua competição mais relevante foram integralmente cumpridos.

A Federação Portuguesa de Basquetebol, saudando o Sport Lisboa e Benfica como campeão nacional, congratula-se pelo ambiente de grande desportivismo em que decorreu a Liga BETCLIC, salientando o último jogo do play-off em que o público de ambas as equipas e todos os agentes desportivos tiveram durante e após o jogo um comportamento eticamente irrepreensível.

Relativamente à ausência dos agentes desportivos do Sport Lisboa e Benfica na cerimónia de entrega dos prémios de campeão nacional, a Federação Portuguesa de Basquetebol repudia e condena veementemente tal comportamento, considerando que atenta contra os princípios da ética desportiva que a Federação Portuguesa de Basquetebol se tem esforçado por ver generalizado e valorizado na prática da modalidade, manchando de forma grave a imagem do Basquetebol.

Sem prejuízo das consequências disciplinares previstas nos regulamentos para a recusa de participação na cerimónia de entrega de prémios por parte do Sport Lisboa e Benfica, a Federação Portuguesa de Basquetebol reserva-se o direito de tomar todas as medidas ao seu alcance para garantir que tais comportamentos não se repitam no basquetebol e que a modalidade continue a ser um exemplo de ética desportiva.”

Competições | FPB
11 JUN 2023