Conquista do “castelo” começa frente às torres macedónias

Portugal efectuou hoje o último treino antes de iniciar, pelas 21:00 horas, a caminhada que poderá conduzir à conquista do "castelo" Eurobasket 2007. Os 13 atletas convocados cumpriram com afinco toda a fase de preparação e vão hoje tentar derrubar as primeiras torres, no caso, a forte equipa Macedónia que assenta o seu jogo na experiência e no forte jogo interior. Os adversários de hoje subiram à Divisão A na época transacta com apenas uma derrota (frente à Geórgia) vencendo todos os outros jogos da fase de qualificação (com Finlândia, Luxemburgo e Áustria).

Competições | FPB | Seleções
31 AGO 2006

Trancoso é o ponto de partida para a selecção lusa e Portugal terá que se empenhar para iniciar com um resultado positivo esta campanha, podendo inspirar-se no castelo desta cidade medieval, erguendo fortes “muralhas” na defesa e atacar certeiramente para derrubar as “torres” macedónias.

Dos 13 jogadores que integraram este último estágio, a única dúvida nos 12 que entrarão em campo reside entre os “naturalizados” Carlos Andrade e João Gomes. De resto, José Costa, Filipe da Silva, Miguel Minhava, Rui Mota, Paulo Simão, Paulo Cunha, Miguel Miranda, João Santos, Francisco Jordão, Elvis Évora e Jorge Coelho serão os “guerreiros” que encetarão esta primeira “batalha”.Na Macedónia o destaque vai para o base Stefanov, um excelente executante com larga experiência internacional, tendo sido um dos pilares do Ulkersport na conquista do título turco da época passada.Gecevski, Antic, Simik, Stack e Samardziski constituem um quinteto de respeito com alturas entre os 2,09 e os 2,15 metros. O jovem Samardziski foi um dos responsáveis pela subida da Selecção de Sub20 à Divisão A, tendo sido nomeado para o cinco ideal da fase de qualificação disputada em Lisboa no passado mês de Julho. O americano naturalizado Robert Stack é outra das referências desta equipa tendo inclusive uma experiência na NBA, ao serviço dos Cleveland Cavaliers durante 2 épocas. Na época passada jogou na Grécia, pelo Aris, finalista vencido da ULEB Cup.Há ainda Antic, um poste de 2,11 m com larga experiência europeia tendo sido vice-campeão da Sérvia na época passada, ao serviço do Estrela Vermelha depois de vários anos ao serviço do AEK.Como se pode ver, não faltam argumentos à Macedónia mas, para quem já derrotou recentemente equipas como a Rússia e Israel, Portugal tem as suas armas para conseguir levar de vencida o seu adversário de hoje.

Competições | FPB | Seleções
31 AGO 2006

Mais Notícias