“Contamos com todos vós!”

Manuel Fernandes, presidente da FPB, e Nuno Manaia, diretor técnico nacional, "lançam" Festa do Basquetebol Juvenil

Festa do Basquetebol | FPB
7 ABR 2022

A Festa do Basquetebol Juvenil 2022, que vai decorrer em Albufeira entre 9 e 14 de abril, depois de dois anos de interregno, está no centro das atenções.

Manuel Fernandes, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), e Nuno Manaia, diretor técnico nacional, não passam ao lado do entusiasmo em redor deste grande evento, e “lançaram-no” em jeito de boas-vindas a todos.

Em declarações à FPB, Manuel Fernandes é a voz do contentamento pelo regresso da Festa: “Depois de dois anos de desilusão, com o cancelamento deste evento que é único e tão desejado pelas raparigas e rapazes que abraçaram o basquetebol, estamos de volta. Para mim, enquanto presidente da FPB, é um motivo de grande satisfação estar de regresso um evento ímpar. É uma salutar e exigente competição, na qual os nossos jovens vão jogar com paixão, entusiasmo, entrega e fair-play, mas ao mesmo tempo é uma enorme festa da juventude, alegria, partilha de experiências, companheirismo, amizade, fazer parte de um grupo, de representar uma região. Todos os participantes têm uma identificação comum, fazem parte desta tribo da bola ao cesto”, afirmou.

O líder federativo destacou a grandeza do certame: “Os indicadores numéricos da Festa são gigantescos, com um total de 1540 elementos e todos os jogos a serem transmitidos pela FPBtv em direto e de forma gratuita, fantástica ferramenta de promoção. A Festa é o culminar do trabalho qualitativo, com os mais aptos a começarem nas seleções distritais, e alguns deles terão oportunidade de participarem no Europeu de sub16 no verão, o que não é novidade, porque muitos dos nossos internacionais tiveram oportunidade de participar na Festa, como é o caso da nossa atual maior referência, Neemias Queta, que representou a AB Setúbal nos escalões de sub14 e sub16. Este é também um momento alto para os selecionadores e treinadores, aqueles que gostam do jogo, para observarem os maiores talentos entre as raparigas e os rapazes. Pela sua envolvência, a Festa irá congregar a atenção de milhares de portugueses, este é um ponto de encontro dos pais, famílias e jogadores. Por isso, impõe-se uma organização modelar, que continue a ser o garante de um acontecimento desportivo de referência para o desporto juvenil, e isso exige responsabilidade, rigor, controlo, competência, que estarão sempre presentes em todos os elementos que acompanharão as comitivas e em toda a restante organização”, salientou.

Manuel Fernandes deixou agradecimentos e uma mensagem, especialmente para os mais jovens: “Sentimos orgulho por ter uma organização verdadeiramente nacional, onde participam e se envolvem representantes da FPB, Associações e clubes. Tudo isto só é possível graças ao apoio inexcedível da Câmara Municipal de Albufeira, que pelo nono ano consecutivo organiza a Festa do Basquetebol Juvenil. A nossa gratidão para com a autarquia. Desejamos que todos os jovens se divirtam, que criem novos amigos, mas acima de tudo, que deem uma enorme lição de cidadania, que respeitem os companheiros, adversários e árbitros, que tenham um comportamento irrepreensível. Contamos com todos vós, uma boa viagem até Albufeira!”, exclamou.

Já Nuno Manaia enalteceu a importância da Festa do ponto de vista técnico: “Um dos objetivos principais é a identificação dos talentos. O país inteiro do basquetebol junta-se num único sítio, nos escalões de sub14 e sub16, para competir entre si, sob atenta observação dos selecionadores nacionais. Temos consciência de que esta Festa é diferente. Por aquilo que já observámos, nalgumas faixas etárias o nível não está tão elevado como noutras edições, temos essa consciência, mas também esperamos surpresas. É sempre importantes esta participação e podem aparecer bons talentos. É a primeira vez que realizamos este evento, desde o início da pandemia, o que é importantíssimo para nós, principalmente do ponto de vista da área técnica. Devido a este interregno, o nível poderá não estar tão elevado, mas há jovens com valor”, disse.

O dirigente relembrou como todos os caminhos vão dar a Albufeira: “A Festa do Basquetebol marca os jovens. Em cada uma das zonas do país, isto é um acontecimento para os jovens, que lutam para ser escolhidos para representar as suas regiões. Os jogadores treinam, querem jogar bem e assumem o desejo de chegar à Festa. Esta imagem é extremamente importante para eles e para nós, FPB, que trabalhamos em parceria com as Associações, que têm feito um trabalho notável e que gostam de ir preparadas. Isto é mais do que um “ajuntamento”, as Associações gostam de estar no seu melhor. A preparação para este evento não foi aquilo que mais desejávamos, mas estamos melhor do que nos últimos dois anos. Há muito menos restrições e muitos agentes da modalidade estarão no Algarve”, concluiu.

 

Nota: Todos os jogos da Festa do Basquetebol Juvenil vão ser transmitidos em direto na FPBtv. Para ter acesso a todas as transmissões, basta subscreverem o nosso canal, de forma gratuita. As partidas ficarão imediatamente no arquivo do canal, e para seu acesso é necessária subscrição paga.

Festa do Basquetebol | FPB
7 ABR 2022

Mais Notícias