Convocados para o último estágio da seleção de BCR antes do Europeu

Vila Nova de Famalicão e Braga acolhem a equipa nacional de 25 a 29 de Maio

Competições
17 MAI 2022

A menos de um mês do Campeonato da Europa B/C, em Sarajevo, Bósnia-Herzegovina, Portugal afina estratégias para atacar a subida. Marco Galego, selecionador nacional, e Ricardo Vieira, selecionador adjunto, escolheram os doze nomes que – salvo lesão ou outro impedimento de última hora – vão representar a seleção nacional na prova, que decorre de 12 a 22 de junho.

No decurso desta derradeira etapa preparativa, estão previstos alguns encontros de caráter particular, com a equipa Iberconsa AMFIV, de Vigo, que milita na División de Honor, principal escalão do poderoso BCR espanhol, e Basketmi Ferrol, emblema campeão da Primera División, pelo que também integrará a maior montra do país vizinho, na época 2022/2023. “Vamos ter um estágio muito intenso e diferente do normal, já que vamos fazer três jogos-treino”, comenta Marco Galego, que alude à importância da proximidade de circunstâncias com a competição. “Vai ser um estágio para nos aproximar do que vamos ter no Europeu: treinar, jogar, fazer scouting dos adversários”, explica.

A seleção nacional de BCR ficou a saber esta semana que enfrentará, no grupo A, duas equipas de elevado grau de dificuldade. “Teremos pela frente uma equipa que desceu da divisão A, a Lituânia, e uma Bélgica a quem inexplicavelmente lhe atribuíram um ranking que não merece de todo, já que não tem participado em competições nos últimos anos”, analisa.

Contudo, o timoneiro da equipa das quinas não se desvia do objetivo de ficar entre as oito primeiras seleções e, assim, alcançar a promoção à divisão B, algo que aconteceria pela terceira vez no histórico luso. “Vamos ter duas seleções fortes no nosso caminho e temos de ganhar a pelo menos uma para conseguir o objetivo que tanto queremos. A tarefa é difícil, mas queremos isto há muito tempo e vamos com tudo”, afiança.

 

CONVOCADOS

APD Braga

Henrique Sousa – 1.0

Filipe Carneiro – 2.0

José Miguel Gonçalves – 3.0

Hélder Freitas – 3.5

Márcio Dias – 4.5

 

BC Gaia

Pedro Bártolo – 2.5

Luís Domingos – 2.5

Miguel Reis – 4.0

 

APD Lisboa

Ângelo Pereira – 2.5

 

GDD Alcoitão

Hugo Maia – 2.5

 

APD Leiria

Iderlindo Gomes – 4.0

 

CAPSAAA Paris – 2ª divisão francesa

Christophe da Silva – 1.0

 

 

Competições
17 MAI 2022

Mais Notícias