Curso de treinadores de Grau III terminou no passado fim de semana

Terminou no passado domingo a Componente de Formação Geral e a Componente de Formação Específica do curso de treinadores de Grau III.

Treinadores
6 SET 2016

A formação realizou-se no Alfeite, nas instalações do CEFA (Centro de Educação Física da Armada) e contou com a presença de 20 formandos de diferentes zonas do país.

De referir que o curso foi dirigido por Olímpio Coelho, estando como formadores residentes José Ricardo Rodrigues e Mário Gomes.

Deram igualmente formação os seguintes treinadores: António Paulo Ferreira, Mário Palma, Norberto Alves, Ricardo Vasconcelos e Rui Alves, havendo ainda a participação de Rui Valente, Presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Como formadores convidados da Componente de Formação Geral estiveram Jaime Sampaio (Professor Universitário na UTAD), Dimas Pinto (Professor e Formador da ENB), Lino Gonçalves (cardiologista), Pedro Almeida (psicólogo), Paulo Armada (fisiologista) e Gustavo Martins (médico).

Mas este curso também ficou marcado, e de que forma, pela despedida do Professor Olímpio Pinto, que após 40 anos como formador da ENB cessou funções.

Diga-se que em momento a anunciar será feita uma homenagem a uma figura que será sempre uma referência do basquetebol nacional.

Como tal, o Presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, quis deixar uma mensagem escrita de elogio ao notável serviços prestado por Olímpio Coelho. Seguem abaixo as palavras do líder federativo:

 

"Deixo aqui umas palavras de profundo reconhecimento e gratidão pelo contributo dado por Olímpio Coelho à valorização e enriquecimento dos treinadores portugueses .

Pela postura humanística, responsável e ética, com que sempre pautou o seu comportamento e o seu relacionamento.

Deixa uma enorme herança para os seus discípulos, que partilharam com ele os mesmos valores e tantas experiências, sentidas em comum.

Deixa também uma grande responsabilidade para os vindouros na liderança dos cursos de Grau III, perante o autêntico sacerdócio, com que interiorizou  a função de Diretor de Curso.

Os amigos não se despedem para sempre, dizem até breve.

Breve, porque seria um abandono precoce, de quem tanto tem para dar ao basquetebol. Estou convicto de que ele recusará remeter-se ao silêncio e que irá, com certeza, continuar a contribuir para a valorização de todos nós e da nossa modalidade."

Treinadores
6 SET 2016

Mais Notícias