Debate promovido pela UDI/BCR Sesimbra reuniu paralímpicos (Vídeo)

Rose Hollermann (EUA), Janet Zeltinger (Canadá) e Nicola Damiano (Itália) foram os protagonistas

Atletas
3 SET 2021

Numa altura em que se disputam as fases derradeiras do torneio paralímpico de BCR, em Tóquio, recuperamos os melhores momentos da rubrica “À conversa com…” com alguns atletas de renome, levada a cabo pelo BCR Sesimbra e pela União Desportiva para a Inclusão (UDI).

À mesa virtual, estiveram o italiano Nicola Damiano (1.0) – campeão da Europa em 2009 e participante nos Jogos Paralímpicos de Londres -, a norte-americana Rose Hollermann (3.5) – atualmente na luta pelo bronze em Tóquio, ouro nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, nos Campeonatos do Mundo Feminino Sub25, em 2011 e 2019, e nos Jogos Parapan Americanos, em 2011 e 2015 – e a canadiana Janet Zeltinger (4.5) – agora nas lides de treinadora adjunta da seleção alemã e também na capital japonesa em busca do último lugar no pódio frente à concorrente norte-americana. Enquanto atleta, marcou presença em três edições paralímpicas e sagrou-se campeã mundial. Pedro Bártolo (2.5), subcapitão da seleção nacional e treinador-jogador do BC Gaia, moderou a rubrica.

Entre os temas abordados, sobressaem a criação da primeira liga feminina profissional (na Grã-Bretanha); a reformulação do sistema de classificação em consonância com o Comité Paralímpico Internacional (IPC) – que viria a ditar a exclusão de atletas cuja lesão não se enquadra nos parâmetros traçados -; os ingredientes-chave para ser um atleta de elite; os momentos memoráveis da carreira; e o futuro do BCR.

Nota: fotografia de Al Tielemans – OIS/IOC.

 

Atletas
3 SET 2021

Mais Notícias