Decide-se tudo 4ª feira

A série entre Vitória e Lusitânia apenas será decidida no quinto e decisivo jogo, com a eliminatória a mudar-se novamente para Guimarães.

Competições
13 MAI 2014

As duas equipas voltam a encontrar-se esta quarta-feira, às 21 horas, para se ficar a conhecer o próximo adversário do SL Benfica na final do playoff da LPB. Os vimaranenses estiveram sempre em vantagem na eliminatória, com os açorianos a responderem sempre bem sob pressão. No próximo confronto não existe margem para erro, muito menos a oportunidade para recuperar. Fica a curiosidade em se saber qual será a história deste jogo…

A eliminatória tem sido marcada por triunfos alternadas, sendo que o Vitória já por duas vezes comandou a série. Os açorianos reagirem sempre positivamente sob pressão, pelo que o próximo jogo fica a dúvida sobre se irá manter a tendência da série, vimaranenses a ganharem, ou se por sua vez, os insulares vão voltar a estar melhor agora que não podem falhar.O controlo da posse de bola irá ser decisivo neste quinto jogo, até porque em todos os jogos desta série saiu sempre vitoriosa a equipa que cometeu menos turnovers. Num jogo com estas características, o grupo que mostrar maior controlo emocional, souber gerir melhor a ansiedade e o nervosismo natural neste tipo de situações, vai, muito provavelmente, sair vitorioso.A jogar em casa, o Vitória, teoricamente, é favorito, se bem que a experiência diz que o factor casa por vezes torna-se em mais um obstáculo ao sucesso da equipa. O técnico Fernando Sá tem tido á sua disposição um maior números de jogadores a dar contributos positivos para o sucesso da equipa, o que acaba por ser um grande vantagem já que deixa de existir uma dependência tão clara para se chegar à Vitória.Já no caso dos insulares, o trio de norte-americanos tem se mantido bastante regular, destaque para a capacidade ofensiva de James Smith, o líder e grande impulsionador dos movimentos ofensivos açorianos, mas para vencer precisa sempre de um jogador português que se evidencie na marcação de pontos. No primeiro triunfo foi Miguel Freitas e neste último Augusto Sobrinho.Esta poderá ser uma estratégia dos vimaranenses, condicionar os contributos dos atletas nacionais, pelo que o Lusitânia terá todo o interesse em que a pontuação do jogo seja o mais baixa possível.Os ritmos do jogo representarão uma grande importância na forma como as duas equipas pretendem explorar as suas possíveis vantagens, maior rotatividade da equipa, contra-ataque ou transições rápidas, sendo que os respetivos bases das equipas terão um papel determinante neste capítulo do jogo.Uma vez que os dois planteis não são extensos, o problema das faltas poderá ter uma influência acrescida no desenrolar do jogo, bem como poderá influenciar diferentes estratégias defensivas como forma de contornar ou amenizar os efeitos de determinadas ausências no jogo.Que vença o melhor, na certeza porém que qualquer uma das equipas será um digno vencedor, numa eliminatória em que o adversário tudo fez para chegar à final. Sai beneficiado o basquetebol pela magnifica série que estas duas equipas estão a fazer, realçando, uma vez mais, toda a espetacularidade desta forma de disputa.

Competições
13 MAI 2014

Mais Notícias