Decisão da Proliga na negra
Ao manter-se invencível nos jogos realizados em casa no playoff do campeonato da Proliga, o Forum Terceira Basket conseguiu levar para a negra a decisão do título de campeão.
Competições
28 MAI 2011
Os insulares voltaram a derrotar a equipa de Barcelos (86-77), empatando a série a dois. O quinto e decisivo jogo vai ter na próxima quarta-feira, dia 1 de Junho, pelas 21 horas, na Escola Secundária de Barcelos, já que os minhotos têm vantagem do factor casa, em virtude de terem ganho a fase regular da competição.
A equipa terceirense reagiu bem à desvantagem de ter estado a perder por 2-0 e soube tirar partido do apoio do seu público para obrigar a equipa de Barcelos a um quinto e imprevisível jogo. Assim sejam capazes de fazer pontos em ataque, os insulares tornam-se num adversário complicado de ultrapassar. Neste quarto jogo voltaram a aproximar-se da marca dos 90 pontos, o que só vem provar que o desempenho defensivo por parte dos barcelenses não esteve ao mesmo nível dos dois primeiros jogos.Se no jogo 3 a equipa açoriana fez a diferença durante o último quarto, desta vez os insulares deram a volta ao marcador durante os primeiros 10 minutos da etapa complementar, parcial de 22-7, depois de terem terminado a 1ª parte a perder por 48-36.Superioridade que viria a ser alargada durante o 4º período já que a vantagem de 3 pontos de que dispunha no final do 3º período (58-55), seria aumentada para nove no final do jogo (86-77).Os dois norte americanos do Terceira Basket, Nathan Bowie (29 pontos, 5 ressaltos e 4 assistências) e Durrel Nevels (17 pontos, 12 ressaltos e 3 roubos de bola), cumpriram novamente com o que era esperado da parte deles, cabendo a Álvaro Pontes (20 pontos, 6 ressaltos e 2 desarmes de lançamento) o papel de mais-valia neste jogo.Nem o facto de terem contado com o MVP do jogo, o poste Pedro Silva (27 pontos e 15 ressaltos), fez com que a equipa de Barcelos conseguisse o seu terceiro triunfo que lhe valeria o título de campeão da Proliga.ImprevisibilidadeUma negra é sempre um jogo de grande imprevisibilidade, já que envolve demasiadas variantes que podem ajudar a decidir o encontro. Certamente que o desejo de vitória, assim como a capacidade de o demonstrar dentro de campo, vão ser determinantes para decidir quem será o novo campeão da Proliga.Os nervos serão o principal adversário, num jogo onde a precisão e a velocidade de reacção são fundamentais para um bom desempenho individual e colectivo. Bonita forma de terminar uma época com um emocionante jogo entre duas equipas que não se dão por satisfeitas por terem conseguido o acesso à Liga Portuguesa de Basquetebol.