Decisões a meio da tabela

Apesar de muita coisa já estar definida na LPB, a última jornada da fase regular poderá ainda mexer, e muit, com a tabela classificativa.

Competições
15 ABR 2015

Algo que naturalmente se irá refletir no emparelhamento das equipa para a 1ª ronda do playoff. Do 4º ao 8º lugar ainda está tudo em aberto, pelo que se espera muita emoção e luta na ronda final agendada para este sábado, com todos os jogos a terem o seu inicio marcado para as 17 horas.

 

No topo da classificação, SL Benfica, Vitória e Barcelos HotelTerçoGiv, por esta ordem, já têm as suas posições definidas, pelo que aguardam calmamente pelo adversário que irão defrontar na ronda inaugural dos playoff. Maia Basket e Galitos Barreiro Tley já garantiram a manutenção, mas já não têm possibilidades de poder discutir o acesso à fase seguinte da competição. Illiabum e Sampaense Basket já estão despromovidos, pelo que será uma jornada bem amarga para estas duas equipas, uma vez que servirá apenas para cumprirem calendário.

 

Entre o 4º e o 8º lugar são muitos os cenários possíveis de virem a acontecer, isto porque envolve diferentes combinações de resultados entre várias equipas.

 

Veja-se o caso do CAB Madeira, que pode terminar esta fase nas posições compreendidas entre o 4º e o 7º lugar. Em caso de vitória dos madeirenses, em Barcelos, e o Lusitânia perder em S. Paio de Gramaços, as duas equipas trocam de posições, passando a ser os insulares 4º classificados.

 

Mas tudo muda de figura se o Lusitânia vencer, e Ovarense, Oliveirense e Algés perderem. Mesmo não vencendo em Barcelos, o CAB será sempre 5º classificado. Mas caso o CAB vença, bem como Lusitânia e Ovarense, este último recebe o Illiabum, os açorianos serão 4º, os vareiros ficaram na posição seguinte, e os madeirenses baixam para o 6º lugar.

 

O cenário fica mais negro para o CAB em caso de derrota frente aos barcelenses, e Algés e Oliveirense vencerem a Galitos Barreiro Tley e SL Benfica respetivamente, pois essa conjugação de resultados faria a equipa da Madeira cair para o 7º lugar.

 

A uma jornada do fim da fase regular, Oliveirense (7º) e Algés 8º) estão em igualdade pontual, com a formação de Oliveira de Azeméis a levar vantagem no confronto direto. Mas tudo se pode alterar em função d resultado de ambas, bem como de outras equipas que poderão terminar com o mesmo número de pontos.

 

Para a Oliveirense em caso de derrota frente ao SL Benfica, se o CAB ganhar, e o mesmo acontecer com o Algés, a formação de Oliveira de Azeméis cai para o 8º lugar.

 

Se as três equipas referidas anteriormente perderam, a Oliveirense mantém o 7º lugar. Um cenário bem mais positivo para a Oliveirense,  seria CAB e Algés perderem, juntamente com um triunfo frente aos encarnados, que colocaria a Oliveirense no 6º lugar.

 

Um lugar que poderá ser alcançado, mesmo que o Algés vença o seu jogo. Mas para que isso suceda, o CAB não poderá ganhar, e a Oliveirense está obrigada a bater o campeão em título.

 

Por ouras palavras, a Oliveirense para manter, no mínimo, o 7º lugar  precisa de fazer o mesmo resultado do Algés. Para subir ao 6º lugar necessita de ganhar ao SLB e o CAB terá sempre de perder.

 

Caso a Ovarense e Lusitânia entrem nestas contas, a situação fica mais complicada para a Oliveirense, uma vez que está sempre em desvantagem… por isso interessa aos comandados de Hugo Matos que ambas as equipas ganhem os seus respetivos jogos.

Competições
15 ABR 2015

Mais Notícias