Defesa neutralizou Montijo Basket

Num jogo que se antevia equilibrado, o Atlético soube tornar fácil o que se previa difícil e bateu o Montijo Basket por 70-53.

Competições | Treinadores
15 NOV 2011

Entre duas equipas que, antes do bola do ar, se apresentavam com igual registo (3 triunfos e uma derrota), a formação comandada por Hugo Sousa foi claramente mais forte e fez da defesa o factor que decidiu a partida a seu favor. A vitória foi igualmente alicerçada, no meio-campo ofensivo, na acção do quarteto composto por Pedro Freire (16 pontos), Bruno Cunha (14 pontos), Pedro Bagio (13 pontos) e Jorge Afonso (11 pontos).

Após um período de ajustamento à variedade defensiva (alternância entre HxH, defesa zona e pressão em campo inteiro após concretização) do conjunto da margem Sul do Tejo, os alcantarenses dispararam para uma vantagem acima da dezena de pontos, que conseguiram conservar e dilatar até à buzina final. Com esta vitória, o Atlético junta-se ao lote dos segundos classificados, na perseguição ao líder Imortal, que se mantém invicto ao fim de cinco jornadas. Na próxima ronda (19 Novembro, 17 horas), a equipa da Tapadinha viaja até ao Seixal. No rescaldo do triunfo sobre o Montijo Basket, o técnico Hugo Sousa sublinhou a concentração defensiva dos seus atletas. “Apresentámo-nos de forma séria e concentrada, respeitando o valor da equipa contrária e sabendo que apenas poderíamos lograr alcançar a vitória se nos exibíssemos a alto nível na defesa. Com esse pensamento, cedo conseguimos a liderança do marcador, por uma margem na casa da dezena de pontos, aproveitando os erros do adversário, em resultado da nossa agressividade defensiva para a concretização de cestos em contra-ataque. Na segunda parte, e pese embora a vantagem de 14 pontos ao intervalo, não diminuímos a intensidade de jogo, e a diferença subiu para cima dos 20 pontos, tendo a equipa gerido com serenidade a vantagem adquirida até ao final do encontro”, afirmou. Para o treinador do Atlético, a união sentida no balneário tem sido fundamental para o êxito dentro de campo. “Esse é, de facto, o aspecto que me está a dar mais gozo, ao liderar esta equipa jogo após jogo, treino após treino! A presença na equipa destes jogadores, com uma qualidade técnica e humana inquestionáveis, alguns com mais de 40 anos, que já ganharam tudo o que havia para ganhar, e que, ainda assim, se apresentam diariamente na Tapadinha, com a motivação de crianças de 12 anos, é a prova de que vale a pena resistirmos à tentação da mentira fácil, dos esquemas e dos truques financeiros. Ao invés, apostamos num caminho que sabemos mais longo, mas que acreditamos será mais profícuo a prazo, consubstanciado na credibilização do clube, com pessoas sérias e de carácter, que não precisam de se pôr em bicos de pés, para mais cedo ou mais tarde verem ser-lhes reconhecido o seu valor. Sem prejuízo dos muitos títulos que este clube já venceu dentro de campo, são estas as «taças» que o Atlético mais se deve orgulhar de ostentar”, salienta Hugo Sousa.

Competições | Treinadores
15 NOV 2011

Mais Notícias