Dérbi marca fecho da primeira volta na Liga Placard

Num dérbi sempre apetecido, UD Oliveirense e Ovarense Dolce Vita, dois históricos do nosso basquetebol, medirão forças este domingo, a partir das 15h30, em jogo que merecerá transmissão direta na FPB TV.

Atletas | Competições | Treinadores
9 DEZ 2016

Em declarações prestadas à FPB, José Ricardo e Nuno Manarte, treinadores de ambos os clubes, recusaram uma motivação extra devido ao cariz do jogo, sendo que a turma de Oliveira de Azeméis é a atual 4.ª classificada, enquanto o conjunto vareiro o 7.º posto.

 

De destacar também o outro desafio de domingo, agendado para as 18 horas, entre Illiabum Clube e Vitória SC, ao passo que a última ronda da primeira volta abrirá este sábado com um Lusitânia vs Sampaense Basket (16 horas, menos uma nos Açores).

Não importa qual o momento e as circunstâncias, porque o dérbi entre Oliveirense e Ovarense é sempre um dos jogos aguardados do nosso campeonato.

E como tal, este será não exceção, com a formação de Oliveira de Azeméis a jogar em casa. Para José Ricardo, técnico do clube, este jogo não requer preparativos especiais, mas todos os cuidados são poucos: “Não há nenhuma motivação extra. Há a motivação normal de um jogo da Liga, estou a prepará-lo normalmente. É uma partida especial porque é importante e que tem de ser preparado da melhor forma possível dada a subida de forma da Ovarense”, vincou.

E quais serão os pratos fortes da turma de Ovar? Ora, José Ricardo traça o perfil: “A Ovarense faz um jogo continuado do ponto de vista ofensivo, não tem alternâncias de ritmo. Joga sempre depressa, não dá tempo para pensar aos adversários. Normalmente, quando recupera a bola contra-ataca rapidamente e só depois entra em ataques posicionais. Portanto, temos que estar atentos, até porque a Ovarense também é muito forte nos lançamentos de três pontos”, adiantou.

Do outro lado estará o clube vareiro, que atravessa o melhor momento da época, traduzido em dois triunfos consecutivos, algo que Nuno Manarte, treinador da Ovarense, quer capitalizar este domingo: “Queremos tentar aproveitar este nosso momento, esta dinâmica. O nosso bom momento é a prova da melhoria da nossa qualidade de jogo. Temos melhorado em termos ofensivos, marcamos mais pontos agora e talvez até estejamos pior no aspeto defensivo, algo que era mais imprevisível. Quando conseguirmos equilibrar a balança, aí sim, poderemos pensar em estar mais à frente”, afirmou.

O tempo não é para euforias, e para o justificar Nuno Manarte até recordou o complicado início de época da Ovarense: “Para já há que manter os pés bem assentes na terra. Nada mudou, nem quando começámos com três derrotas. Na altura disse que não tem que se mudar quando se perde e que não tem que se manter quando se ganha. Acreditámos naquilo que estávamos a fazer e acabámos por melhorar. Conseguiremos ser melhores quando formos mais consistentes”, assegurou.

Quanto ao facto de os MVP’s das últimas jornadas da Liga Placard terem sido jogadores da Ovarense (Nick Novak e Bryce Douvier), Nuno Manarte relacional tal facto com o coletivo: “Não são coincidência essas distinções. Têm a ver com a equipa, não estando em causa o excelente valor dos atletas. Quando a equipa está bem ajuda”, finalizou.

 

Ílhavo espera jogo equilibrado

O Pavilhão Capitão Adriano Nordeste, em Ílhavo, será palco de um duelo entre equipas que têm os mesmos pontos: Illiabum Clube e Vitória SC.

Os donos da casa vêm de um desaire no Dragão Caixa, enquanto a equipa minhota bateu o Eléctrico F.C. na ronda anterior.

 

Sampaense recebe Lusitânia

A jornada n.º 11 começará com a receção do Sampaense Basket, último classificado da tabela com apenas uma vitória, ao Lusitânia, que se encontra duas posições acima da formação de São Paio de Gramaços.

Portanto, torna-se muito importante triunfar para cada uma das equipas, concorrentes diretos na prova.

Atletas | Competições | Treinadores
9 DEZ 2016

Mais Notícias