Derrota mais «curta» valoriza Sub18 em Espanha

A Selecção Nacional Sub18 masculina voltou a perder hoje com a congénere espanhola, desta feita por 64-77, encurtando em três pontos o diferencial registado no marcador do primeiro jogo, disputado ontem frente ao mesmo cotado adversário.

Seleções
29 DEZ 2003

O Portal aproveita para rectificar o resultado noticiado ontem de 77-55 para 71-55. Pelo lapso, que lamentamos, pedimos as devidas desculpas mas o facto reforça, simultaneamente, a constatação da maior valia evidenciada pelos jovens portugueses no confronto europeu.

A selecção portuguesa voltou a conseguir, hoje, equilibrar o confronto com os espanhóis, que constituem uma formação de nível inequivocamente superior. Com grande sentido colectivo e concentração defensiva e ofensiva, a equipa nacional usou com lucidez todos os argumentos que possui, permitindo apenas um ponto de vantagem (18-17) a Espanha, no final do primeiro período.Foi, porém, no decorrer do resto do tempo que se fez sentir o maior poderio espanhol e diferença em relação a Portugal: a maior capacidade atlética de ressalto nas tabelas, proporcionador de um grande número de oportunidades de segundos e terceiros lançamentos. No conjunto dos dois jogos foi esta, indubitavelmente, a marca diferenciadora da capacidade competitiva de cada uma das selecções. Hoje, Portugal captou apenas pouco mais de metade dos ressaltos defensivos (52 por cento), permitindo aos «postes» espanhóis os lançamentos próximos do cesto que construíram a vantagem no marcador, que ao intervalo se cifrava em sete pontos (38-31). Nos embates europeus de máxima exigência os dados recolhidos pela experiência permitem concluir que aquela cifra de ressaltos defensivos necessita de aumento.O terceiro período foi o mais penalizante para a Selecção Nacional, que sofreu um parcial de 13-21. A vitória portuguesa no quarto e último período (20-18) foi insuficiente para atingir o êxito final do jogo. Denota, no entanto, uma notável capacidade de luta e de recuperação de desvantagens, que, em alguns momentos do jogo, atingiu a vintena de pontos.Alexandre Correia, seleccionador nacional, fez hoje alinhar os seguintes jogadores:

  • Stephane Freitas (4 pontos), João Santos (2), Hugo Mota (6), Diogo Teixeira (14), Fábio Fernandes (4), José Almeida (9), David Gomes (6), António Pires (10), Vítor Carvalho (3), Miguel Graça (4) e Pedro Marta (2).A comitiva nacional regressa ainda esta noite a Portugal, viajando de autocarro, e já amanhã à noite regressa à competição, não sem antes (à tarde) cumprir uma sessão de treino. O adversário de amanhã é a Universidade de Cougars, do Canadá, e o jogo está marcado para as 20 horas no Pavilhão Municipal do Barreiro.

  • Seleções
    29 DEZ 2003

    Mais Notícias