Diário do Euro: “Resposta”

Portugal joga amanhã contra a Letónia, pelas 16 horas, no penúltimo jogo da Fase de Grupos

Seleção Nacional Masculina | Seleções
31 AGO 2025

Depois do jogo deste sábado, o capitão da seleção das Quinas, Miguel Queiroz, publicou uma foto nas suas redes sociais. Era uma única foto – sem descrição, sem identificações, sem localização. Uma singela imagem, apenas meros minutos depois de, na conferência de imprensa oficial do EuroBasket 2025, na ressaca do desaire com a poderosa Turquia, deixar o repto: “O sol amanhã nasce novamente. Lutamos por todas as posses de bola e vamos voltar a fazê-lo”.

É uma foto magistral. Não do ponto de vista técnico, onde também é soberba, mas sobretudo do ponto de vista que realmente interessa: o humano.

Na inóspita tentativa de definir o que é arte, gosto sempre de relembrar umas palavras amigas: a arte é o que nos toca o coração.

O que invoca em nós uma emoção.

Por isso, pouca importa a regra dos terços, o “golden ratio” ou a simetria absoluta.

Esta foto despertou uma certeza. Há estrada para andar.

Esta foto é, acima de tudo, uma resposta.

Quando as bolas não caem.

Quando o adversário sufoca.

Quando a bancada esmorece.

É preciso, acima de tudo, uma resposta.

Miguel Queiroz pode não ser um artista no sentido lato da palavra.

Mas provocou em nós uma emoção.

Em cada um de nós, uma emoção diferente, mas sempre uma emoção que vem do peito, deste peito sempre aberto às balas, desse peito que vibra ao receber a mão aberta para o hino, da canção que nos motiva a percorrer tão longo caminho. Foi dura a chegada. Levou anos. Tantas vezes caímos. Mas sempre uma vez a menos das que nos reerguemos.

É tão clara esta mensagem: levantamo-nos juntos.

Não fôssemos nós Portugal, nação valente e imortal.

O objetivo de avançar para os oitavos de final continua intacto. Portugal está de pé. Porque estamos – todos – juntos. E, juntos, nunca ficaremos no chão.

Juntos, como fez questão de mostrar o capitão, porque foi preciso calcar uma estrada imensa para aqui chegar – e ainda há tanta para andar.

Eles são 12 Linces, “mas milhões e milhões na terra inteira”.

Esta é a resposta, como escreveu Manuel Correia, como cantou Luís Cilia, como fazem questão de recordar os representantes de Portugal.

Numa só voz:

“A nossa força vem-nos do trabalho/ que tudo transforma e modifica,/ que sempre nos fez e faz irmãos/ por isso nos unimos e avançamos./ A nossa luta tem mais de cem anos/ escritos com fogo nas nossas mãos./ Há quem nos tema, há quem nos ataque,/ detentores de antigos privilégios/ que hoje temem a nossa vitória./ E é natural que nos combatam/ são eles dia a dia que nos matam/ contra eles construímos nós a história./ Os símbolos que vão nesta bandeira/ assustam quem nunca lhes pegou/ quem nunca debulhou na nossa eira/ quem antes e depois de do mês de abril/ nos teme por não sermos só cem mil/ mas milhões e milhões na terra inteira”.

➤ PORTUGAL x Letónia | 1 de setembro, 16hSetor 111

➤ Estónia x PORTUGAL | 3 de setembro, 12h45Setores 114 e 115

Transmissão exclusiva da RTP2.

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.

Seleção Nacional Masculina | Seleções
31 AGO 2025

Mais Notícias