Diogo Ventura: «Concretizei um sonho»

Com apenas 17 anos o jovem jogador foi lançado pelo técnico Carlos Lisboa durante o encontro dos encarnados com o Barreirense.

Atletas | Competições | Formação
24 JAN 2012

Diogo Ventura, que soma passagens pelos Centros Nacionais de Treino, conta nesta entrevista como foi estrear-se na Liga, como deixou o ténis para se dedicar ao basquetebol e explica os sonhos que tem para o futuro. Leia tudo, nos detalhes desta notícia.

Como começou a jogar basquetebol? Há quantos anos pratica e em que clubes jogou?Apesar de o meu pai ter sido jogador, nunca me pressionou para eu jogar basquetebol. Apenas ia ver alguns jogos com ele, pois nessa altura o desporto que praticava era o ténis. Um dia, ao sair da escola, disse ao meu pai que queria jogar e ele levou-me a treinar. Nessa altura tinha 6 anos portanto jogo há 11. O meu primeiro clube foi o C.R.Feijó, no qual joguei até ao último ano de iniciados. No meu primeiro ano de cadete recebi um convite para jogar no S.L.Benfica, clube onde jogo até hoje. Também neste mesmo ano, recebi um convite para integrar-me nos trabalhos do CNT Paredes, aceitei e lá permaneci por dois anos, os meus dois anos de sub-16. No primeiro ano de sub-18 tive no CAR Jamor como jogador interno e no presente ano integro os trabalhos do CAR, mas como jogador externo.Acha que essas passagens pelo CNT Paredes e pelo CAR Jamor foram importantes na sua evolução como jogador e como pessoa? Claro que sim! Com esta experiência aprendi a ser autónomo, pois saí de casa aos 14 anos. Tive de ser tolerante com os meus colegas e isso enriqueceu o meu espírito de grupo, o que é muito importante no basquetebol. O rigor, a exigência, a humildade, entre outros, eram e são aspetos que nos tocam todos os dias e isso ajudou-me a crescer muito como pessoa. Como jogador, acho que é mais do que evidente que as passagens pelos centros de treino ajudaram-me a evoluir, pois tive a possibilidade de treinar com os melhores jogadores do país. Outro aspeto muito importante é o facto de jogarmos sempre em escalões acima dos nossos, o que nos ajuda bastante a evoluir pois encontramos dificuldades e isso leva-nos a ter vontade de treinar mais no dia seguinte para no próximo jogo estarmos melhores. Podia referir ainda muitos mais tópicos que me ajudaram a evoluir, tanto como jogador, como pessoa, nos centros de treino. Recentemente estreou-se na Liga Portuguesa de Basquetebol, com ainda 17 anos, pela equipa sénior do SL Benfica. Como se sentiu?É uma sensação espetacular, claro que com algum normal nervosismo à mistura!Para mim foi a concretização de um sonho, até porque o Benfica é o meu clube de coração! Mas quando acabou o jogo deu-me vontade de trabalhar mais para voltar a ter aquela sensação e espero ainda este ano voltar a repetir esta experiência mais vezes. Quais são os seus objectivos enquanto jogador? Em primeiro lugar é amanhã estar sempre melhor que hoje. Tenho também o objetivo de ser profissional, o sonho de chegar à Seleção Nacional Sénior e de jogar numa boa Liga no estrangeiro. Mas também sei que tenho muito trabalho pela frente para atingir estes objetivos.

Atletas | Competições | Formação
24 JAN 2012

Mais Notícias

ESTATÍSTICAS