Direção da FPB volta a reunir
Seleções nacionais e clubes entre os temas principais
FPB
24 FEV 2021
A Direção da FPB reuniu na passada terça-feira, por videoconferência, para completar a reunião iniciada no passado sábado, e interrompida para que todos pudessem assistir em direto ao jogo da Seleção Nacional masculina.
Com a presença do presidente, seis vice-presidentes, presidente do Conselho de Arbitragem, diretor técnico nacional, secretário geral e assessora da Direção, os trabalhos iniciaram-se com o diretor técnico nacional, Nuno Manaia, a apresentar à Direção um primeiro balanço da última participação internacional das seleções nacionais seniores. No setor feminino, realçou a necessidade de se criar incentivos à melhoria das condições de trabalho das atletas nos clubes, bem como reforçar a realização de jogos internacionais extra competições oficiais FIBA, situação que estava prevista acontecer em 2020, mas não que não pôde ser concretizada por força das restrições impostas pela pandemia. O objetivo será agora lutar pela presença no EuroBasket feminino de 2023. No setor masculino, mencionou a renovação gradual que está a decorrer nesta equipa, sem deixar de realçar os jogadores mais internacionais que continuam disponíveis e aptos para representar esta equipa. Fez também uma referência à boa percentagem no lançamento exterior desta equipa e ao objetivo de apuramento para o EuroBasket de 2025.
Os vice-presidentes responsáveis por estas duas seleções nacionais, respetivamente Manuel Albano e Rui Frade, apresentaram igualmente a sua avaliação global do trabalho desenvolvido pelas equipas, apontando linhas orientadoras em relação ao futuro destas representações nacionais.
Seguiu-se a apresentação à Direção do balanço das competições nacionais seniores, de acordo com o que foi apresentado e discutido com os clubes, nas reuniões realizadas entre os passados dias 20 de janeiro e 17 de fevereiro. O presidente enalteceu os contributos e atitude positiva dos clubes nas reuniões realizadas. Mencionou também a importância da modalidade dar sinais positivos, reforçando a testagem à COVID-19 aºo alargá-las às equipas das diversas competições seniores, de forma abrangente e aleatória, quando forem retomadas estas competições.
Foram depois debatidas ideias quanto àquela que deve ser a posição da FPB em relação ao Plano de Recuperação e Resiliência apresentado pelo Governo e que está em discussão pública. Investimentos em infraestruturas desportivas, para espetáculo e para treino, e facilitação de acesso a infraestruturas existentes, nomeadamente as escolares, foi um dos vários aspetos referidos.
Seguiu-se uma abordagem a diversos pontos relacionados com a inovação tecnológica em curso na FPB, nomeadamente no que se refere à continuação do desenvolvimento do seu site.
Por fim, foi criado um grupo de trabalho entre os vice-presidentes João Leitão, Miguel Pereira e Rui Frade, com o objetivo de elaborar uma proposta de plano de rentabilização e expansão da FPBtv.