Dragão com mão quente
O triunfo da equipa do Dragon Force frente ao Eléctrico FC (97-80) mantém a pressão dos portistas sobre o líder do campeonato da Proliga.

Competições
18 JAN 2014
Os comandados de Moncho López voltaram a fazer do tiro de três pontos a sua principal arma ofensiva, e a eficácia revelada nos 10 minutos finais do encontro sentenciou em definitivo qualquer tipo de aspiração quanto à discussão do resultado por parte do conjunto de Ponte de Sor.
O domínio do jogo pertenceu sempre à equipa azul e branca, uma superioridade que começou a ganhar forma durante o 1º quarto (26-17). A vantagem não aumentaria mais durante a primeira parte (48-39), chegando mesmo a ser reduzida para quatro pontos (63-59) no final do 3º período.O derradeiro período foi de grande de grande produtividade ofensiva dos dragões, que com 34 pontos marcados não deram quaisquer hipóteses ao conjunto de Ponte de Sor. Num jogo em que efetuou mais lançamentos de três pontos (44) do que de dois (36), o bom aproveitamento dos portistas nos lançamentos de longa distância (44%) valeu-lhes muitos pontos, que juntamente com o controlo da luta das tabelas (35-28) permitiu-lhe dominar o jogo.Pedro Bastos (21 pontos, 5 assistências e 3 ressaltos) e Ferran Pedreno (21 pontos e 3 assistências) são dois bons exemplos da pontaria do Dragon Force para lá da linha de três pontos, já João Torrié (6 pontos, 13 ressaltos, 3 assistências e 3 roubos de bola) se evidenciou em outros capítulos do jogo. Miguel Queiroz ficou muito perto do duplo-duplo (12 pontos e 9 ressaltos).O ciclo de vitórias da equipa de Ponte de Sor terminou, mas não foi pelas exibições de João Lanzinha (29 pontos e 4 ressaltos) e André Miguens (20 pontos) e Mário Jorge (6 pontos e 10 ressaltos) que ele não se prolongou.Guifões surpreende em EsgueiraA maior surpresa da jornada de sábado do campeonato da Proliga terá chegado, muito provavelmente, de Esgueira, já que a equipa da casa foi surpreendida pela formação do Guifões (81-59). Um resultado que se dilatou no inicio da segunda parte, com o conjunto visitante a sentenciar o jogo graças a um fantástico parcial de 26-4. Isto depois de ter terminado na frente o primeiro tempo com uma vantagem de 12 pontos (39-27). Com este resultado a equipa de Guifões coloca-se numa posição bastante mais confortável para poder lutar por um lugar de acesso à fase seguinte, já o Esgueira terá de começar a olhar mais para as equipas que estão abaixo dele na tabela classificativa.O jogador do Guifões José Almeida, autor de um duplo-duplo (12 pontos e 14 ressaltos), foi o MVP do jogo com 25 de valorização, seguido de perto por Fernando Ramos (12 pontos, 6 ressaltos e 2 assistências).A formação de Esgueira não esteve com a mão quente, ainda assim Pedro Morgado anotou 12 pontos, embora tenha sido Tiago Cardoso (8 pontos e 9 ressaltos) o mais valioso na equipa da casa.Academia bate Desportivo de LeçaA equipa lisboeta continua a fazer um campeonato muito tranquilo, aproveitando todos os jogos que são de ganhar para conseguir fazer um brilharete em ano de estreia na competição da Proliga. Ao vencer o Desportivo de Leça por 77-69, a equipa do Lumiar somou a 6ª vitória nesta fase, e encontra-se agora isolada no 7º lugar da geral.