“Dragões” e “conquistadores” com encontro marcado
Vem aí um fim de semana bem intenso no que diz respeito à Liga Placard, com a realização de uma jornada dupla, numa altura em que a Fase Regular se aproxima do final.
Atletas | Competições
10 FEV 2017
E tudo começará com um entusiasmante FC Porto vs Vitória SC, agendado para as 20h30, e que será transmitido no Porto Canal, num desafio em que os “dragões”, líderes do campeonato, terão pela frente um adversário bem incómodo, quarto classificado, e que inclusivamente levou a melhor na primeira volta.
Mas existirão outros pontos de interesse, como o duelo entre Ovarense Dolce Vita e Galitos Barreiro (21h) e que terá acompanhamento da FPB TV, não esquecendo a receção do Illiabum Clube ao Sampaense Basket (21h30).
O campeão nacional e atual comandante do campeonato, FC Porto, já não perde para a competição desde 30 de dezembro, mas vem de uma derrota na final da Taça Hugo dos Santos, diante do eterno rival Benfica.
Portanto, nada melhor do que virar a página com um triunfo sobre o Vitória SC, mas para tal acontecer os “azuis e brancos” terão que suar, tal como reconhece Ferrán Ventura, base dos donos da casa: “A equipa sente-se confiante e agora temos é de pensar no campeonato, no qual estamos em primeiro lugar. Vai ser um jogo complicado pois o Vitória de Guimarães, a par do Benfica, é uma das duas equipas que nos derrotaram esta época em Portugal. Temos que entrar forte para conseguirmos vencer”, vincou.
O base do FC Porto, em declarações ao Porto Canal/site oficial do clube, prometeu total vontade em reverter a derrota averbada na sétima jornada (74-71): “Vamos fazer tudo para que o resultado da primeira volta não se repita. O Vitória de Guimarães tem uma equipa muito forte, mas vamos dar o nosso máximo para vencer. É importante segurar a liderança, pois o FC Porto tem de estar sempre no primeiro lugar”, reforçou.
Por seu turno, no Vitória SC, Paulo Cunha foi o porta-voz dos “conquistadores, ele que até alinhou de azul e branco vestido, desvalorizando os recentes dois desaires consecutivos face à UD Oliveirense: “Não entraremos pressionados por causa dessas derrotas. Estamos a falar de equipas fortes, em que qualquer uma podia ganhar”, afirmou.
Para o extremo do emblema minhoto, não haverá grandes semelhanças entre a partida desta noite e aquela que decorreu há cerca de 3 meses na cidade-berço: “Vai ser mais um jogo, são todos diferentes e preparados tendo em conta a prestação e a qualidade das equipas, sendo que os sistemas mudaram um pouco em ambas. Acho que vai ser um bom jogo, no qual a recente derrota do FC Porto na Taça Hugo dos Santos não terá influência”, vaticinou.
Ovarense e Galitos Barreiro reencontram-se
Pouco mais de uma semana depois do duelo que protagonizaram para a Hugo dos Santos, e que terminou com um triunfo da turma do Barreiro, Ovarense Dolce Vita e Galitos voltam a cruzar-se, sendo que o conjunto vareiro ocupa a sétima posição, vindo de uma derrota na última ronda.
Já o Galitos, que chegou a liderar a Liga Placard, não vive o melhor momento na prova, escapando-lhe a vitória desde 30 de dezembro, o que se refletiu na queda para o quinto posto.
Illiabum em crescendo defronta Sampaense
O Illiabum Clube, a atravessar um bom momento de forma e que se encontra no sexto lugar da classificação, espreitando objetivos mais ambiciosos, receberá o Sampaense Basket, lanterna vermelha da competição, mas que na jornada anterior bateu o Maia Basket/Escape Forte, rival na fuga à despromoção.


