“Dragões” testam liderança frente ao Galitos Barreiro
A fechar a 17.ª ronda da Liga Placard (17h de domingo) teremos um jogo muito aguardado entre Galitos Barreiro, quinto classificado, e FC Porto, atual líder da prova.

Atletas | Competições
27 JAN 2017
Falamos de duas equipas que vivem momentos antagónicos, já que os donos da casa vêm de três derrotas consecutivas, ao passo que os “dragões” só conhecem o sabor da vitória neste novo ano.
Porém, espera-se muita emoção no Pavilhão Municipal Luís Carvalho, importando destacar que a partida será acompanhada em direto na FPB TV e no Porto Canal.
Um dia antes, este sábado, terão lugar as receções do CAB Madeira à Ovarense Dolce Vita (15h) e do Lusitânia ao Illiabum Clube (16h, menos uma nos Açores).
Não tem sido um 2017 particularmente feliz para o Galitos Barreiro, que chegou a comandar o campeonato, mas continua a ser inegável a qualidade da turma da Margem Sul do Tejo, em vésperas de receber o FC Porto.
Em declarações à FPB, Jacques Conceição, atleta do Galitos, nega qualquer tipo de desmotivação depois dos últimos três desaires: “Vamos jogar contra uma grande equipa, mas não estamos desmoralizados. Pelo contrário, estamos até muito motivados por defrontar o FC Porto”, adiantou.
Para o extremo da formação do Barreiro, concentração terá que ser a palavra de ordem: “Temos de estar à altura da estratégia que temos trabalhado, temos de estar concentrados. Jogar em casa é sempre bom, vamos ter o apoio do nosso público. É sempre um ponto a nosso favor, um fator de motivação”, afirmou.
Por seu turno, relativamente ao FC Porto, Miguel Miranda foi o porta-voz da ambição “azul e branca”, antevendo dificuldades na deslocação ao Barreiro: “É um adversário que está logo ali atrás de nós. Têm feito uma época regular muito boa e nós estamos a preparar o jogo para não sermos surpreendidos. Já fizemos algumas deslocações complicadas esta época. Já fomos a Ovar, ao CAB e aos Açores e esta é mais uma. Neste campeonato não há deslocações fáceis. Este é o próximo jogo, o mais importante e vamos tentar ir lá ganhar”, vincou.
O experiente poste dos campeões nacionais, na projeção do desafio de domingo feita ao site oficial do clube/Porto Canal, mostrou contentamento pelo comando da classificação, realçando o trabalho efetuado: “Nesta altura não se ganha nem se decide nada. O importante é chegar aos play-offs, ganhar e ser campeão. Não vamos dizer que não é importante estar em primeiro, porque é. Nós sentimo-nos bem com isso, porque quer dizer que o nosso trabalho está a ter sucesso”, considerou.
Ovarense em bom momento visita Madeira
A ocupar o sétimo lugar da tabela, a Ovarense Dolce Vita, vinda de dois triunfos consecutivos, defrontará o CAB, fora de portas, que em sentido inverso saiu derrotado nas duas jornadas anteriores, estando classificado, precisamente, uma posição abaixo dos vareiros.
Lusitânia e Illiabum moralizados encontram-se nos Açores
Depois de terem batido, há uma semana atrás, Maia Basket/Escape Forte e SL Benfica, respetivamente, Lusitânia e Illiabum Clube irão medir forças nos Açores.
O conjunto da casa, antepenúltimo classificado, pretende subir mais uns degraus, enquanto o adversário de Ílhavo quer consolidar um lugar entre os seis primeiros.