Dragon Force B campeão
Tal como tinha acontecido com a equipa A no campeonato da Proliga, a equipa B do Dragon Force conquistou, este domingo, em Vila Real, o título de campeão nacional da 1ª divisão masculina.

Competições | FPB
14 JUN 2015
No jogo da final, os portistas bateram o Imortal/Zoomarine por 65-44, naquela que foi a única derrota dos algarvios em toda a competição. Os dragões nunca estiveram a perder durante todo o encontro e, depois de algum equilíbrio no quarto inicial, dominaram sem mais terem permitido que o conjunto de Albufeira voltasse à discussão do resultado.
Depois do empate a 3 pontos, a equipa portista disparou no marcador, e sensivelmente a meio do período já vencia por 21-9. Recompôs-se a formação do Imortal, sobretudo no seu desempenho defensivo, pois beneficiou de três minutos sem sofrer qualquer ponto, para encostar de novo o marcador (21-18). Apenas dois pontos, e para os dragões, nos últimos 90 segundos do quarto, pelo que o resultado no final do 1º período era de 23-18, favorável ao Dragon Force B.
O bom momento dos azuis e brancos manteve-se, estavam apenas jogados 3.17 minutos do 2º período e a vantagem da equipa nortenha já era de dois dígitos (30-20). Uma vantagem que se manteve estável até bem perto do final do 1º tempo, mas nos instantes finais dos primeiros vinte minutos os portistas afastaram-se ainda mais no resultado, dobraram a marcação dos algarvios, e foram para o intervalo a vencer por 41-27.
A formação de Albufeira batia-se muito bem nas tabelas (21-13), sobretudo na ofensiva (11), mas não acertava da linha de três pontos (1/13 – 7.7%). Já os portistas somavam 21 pontos da linha dos 6.75 metros, e com uma eficácia bem superior (38.9%).
O inicio da etapa complementar foi marcado por uma supremacia das defesas sobre os ataques, mas ainda assim, a formação portista dilatou a sua vantagem (45-27). O parcial de 5-2, favorável aos azuis e brancos, que se registou nos primeiros 6 minutos do 2º tempo, demonstram bem a falta de eficácia das duas equipas, e quanto se lutou durante esse período. Os dragões chegaram mesmo ao vinte pontos de vantagem (49-29), mas uma jogada de três pontos de Tim Lucas, cortou o mau momento do Imortal, e deu o mote para a recuperação dos algarvios (36-49). Os dragões reagiram com mais uma bomba de três pontos, e com cinco pontos consecutivos da autoria de Ferran Ventura, o Dragon Force B entrou no derradeiro quarto a vencer por 54-36.
E foi com mais um triplo, desta vez Diogo Araújo, que os azuis e brancos abriram o 4º período (57-36), mas nada que fizesse o conjunto de Albufeira baixar os braços. O Imortal respondeu de imediato com dois tiros de dois pontos (40-57), a que se seguiu mais uma seca de pontos, quase quatro minutos, sendo nesta altura, o Imortal tinha falhado as suas últimas 14 tentativas de três pontos. O período continuava parco em pontos, e a linha de lance-livre passa a ser a principal fonte de pontuação para a equipa do Dragon Force B (65-44).
A eficácia da equipa portista da linha de três pontos diminuiu durante a 2ª parte (10/37 – 27%), mas ainda assim esteve bem melhor que o Imortal, que esteve num dia de total falta de inspiração (1/18 – 5.6%). Da linha de lance –livre as duas equipas equivaleram-se (55%), e de dois pontos novamente vantagem para os dragões (44.4% vs 38.5%). Na etapa complementar, a formação nortenha equilibrou a luta das tabelas, mesmo a ofensiva, num jogo em que as duas equipas não cometeram muitos turnovers.
O espanhol Ferran Ventura (25 pontos e 3 assistências) foi o elemento em maior destaque na equipa dos dragões, num jogo em que foram nove os jogadores que contribuíram com pontos. Na equipa de Albufeira, Kevin Coronel ficou a um ressalto de um duplo-duplo (12 pontos e 9 ressaltos), sendo que Tim Lucas registou os mesmos pontos (12), aos quais somou 4 ressaltos e 2 assistências.