Duelo entre equipas sensação para acompanhar na FPB TV
Mais um fim de semana de Liga Placard, com vários motivos de interesse, desde logo a começar pelo último jogo da oitava ronda: o Illiabum Clube vs Galitos Barreiro, agendado para as 18 horas de domingo, e que terá transmissão direta na FPB TV, o seu canal de basquetebol.

Atletas | Competições | Treinadores
25 NOV 2016
Em Ílhavo estarão frente a frente aquelas que têm sido as equipas sensação da prova, caracterizando-se por uma boa qualidade de jogo, e por isso mesmo fizemos a antevisão deste desafio.
A jornada arrancará este sábado (15 horas), no Pavilhão Fidelidade, com a receção do SL Benfica ao Sampaense Basket, em encontro emitido na BTV, ao passo que na Madeira, o CAB irá defrontar o Eléctrico F.C. (16 horas).
Illiabum Clube e Galitos Barreiro têm apenas duas derrotas na Liga, e por isso mesmo encontram-se igualados em termos pontuais, esperando-se então um excelente espetáculo em Ílhavo.
Do lado da formação da casa, o seu capitão, João Figueiredo, mostra muito respeito pelo adversário da Margem Sul do Tejo, em declarações prestadas à FPB: “Excetuando o Benfica, penso que este é o jogo mais complicado que temos pela frente, até agora, na Liga. Já os defrontámos por duas vezes na pré-época e perdemos em ambas as ocasiões, a segunda por uma margem clara. O Galitos é muito agressivo em termos defensivos, joga no limite, corre muito e apresenta cerca de 40% de eficácia da linha de três pontos, algo que temos de contrariar”, analisou.
O Illiabum ainda não perdeu em casa, havendo a noção de que alinhar no Pavilhão Municipal Capitão Adriano Nordeste é um trunfo, conforme constatou o base de 37 anos do conjunto de Ílhavo: “Temos um pavilhão com características muito particulares, sendo que temos sempre muito público a apoiar-nos. É um local onde nos sentimos bem, as coisas saem-nos melhor em casa”, afirmou.
Quanto a objetivos ambiciosos para esta temporada, dado este começo, ainda é cedo para falar, mas a confiança existe entre os comandados de Ricardo Vasconcelos: “O Illiabum é um histórico, está habituado a disputar a Liga, apesar de alguns anos conturbados. Mantivemos grande parte do plantel, reforçámo-nos bem com jogadores de grande qualidade, e por isso mesmo todos nós acreditamos que podemos ambicionar mais do que a manutenção. Sendo assim, este jogo vai ser muito importante, porque se vencermos mostraremos que podemos ficar nos seis primeiros classificados”, vaticinou João Figueiredo.
Por seu turno, nas hostes barreirenses, Miguel Minhava, também capitão de equipa, espera dificuldades, mas vinca a vontade de vencer do grupo: “Será um jogo complicado frente a uma equipa que arrancou bem, tal como nós. Mas não nos passa pela cabeça outra coisa que não seja ganhar. Eles são fortes em cada, tal como nós, têm um público que apoia muito, mas nós já ganhámos na Madeira, o que também não é fácil”, recordou.
Para o base/extremo de 34 anos, o campeonato desta época está mais equilibrado, havendo condições para que o Galitos continue a realizar uma boa campanha: “A Liga está mais equilibrada, há equipas que estão mais fortes. Vai haver uma grande luta pelos seis primeiros, o que é muito positivo. Estamos a realizar uma época na linha de há um ano atrás, altura em que depois tivemos muitas lesões. Caso isso não aconteça desta vez, penso que temos condições para fazer uma boa campanha, ficando nos seis primeiros e marcando presença nos pontos altos”, adiantou Minhava.
Extremos tocam-se na Luz; CAB e Eléctrico com encontro marcado na Madeira
A ronda abrirá no Pavilhão Fidelidade com SL Benfica vs Sampaense Basket, num duelo de extremos, já que os “encarnados” lideram a prova com apenas um desaire, enquanto o conjunto de São Paio de Gramaços é o último classificado, ainda sem triunfos.
Na Madeira, CAB e Eléctrico F.C. medirão forças, depois de terem vencido no fim de semana anterior.