“É fácil jogar com Neemias”

Wes Iwundu, colega do internacional português nos Stockton Kings, elogia o poste luso

Atletas
3 MAI 2023

Nos Stockton Kings, equipa afiliada aos Sacramento Kings na G League, Neemias Queta partilhou o campo e o balneário com Wes Iwundu, extremo de 28 anos que conta com cinco anos e 226 jogos de experiência na NBA (Orlando Magic, Dallas Mavericks, New Orleans Pelicans e Atlanta Hawks) e está a tentar voltar à liga norte-americana através do campeonato de desenvolvimento. Em declarações à FPB, Iwundu deixa elogios ao internacional português, que considera ter capacidade para se fixar na melhor liga do mundo.

Ser colega de Neemias Queta é um privilégio, diz Iwundu. “É fácil jogar com ele. Por ser muito grande na área restritiva, o Neemy limpa muitos dos nossos erros e torna o jogo muito fácil para nós”, revela o extremo de 1.98 metros, que acrescenta que Neemias também é importante fora das quatro linhas: “É divertido. Bom rapaz, sempre com boa energia e um sorriso na cara. Há sempre boas ‘vibes’ quando o Neemy está por perto. Tenho muito respeito por ele”.

Sendo um dos mais veteranos em Stockton, Iwundu é abordado pelos jogadores mais jovens sobre a vida na NBA e Neemias não é exceção. “Falamos muitas vezes. Sobretudo sobre as viagens e coisas fora do campo. Nunca hesito em responder e ele está sempre a fazer perguntas. Está sempre a tentar melhorar e a aprender”, explica. Como resposta aos pedidos de conselhos sobre o que é mais importante para vingar na NBA, Iwundu não hesita: “É preciso ter força mental e lembrarmo-nos que isto é só basquetebol. Isto é a nossa vida e a força mental ajuda a ultrapassar as adversidades e as pressões. Isso ajuda a levar a época avante e ver, no fim, onde nos leva.”

Depois de um ano ao lado do português, Wes Iwundu destaca a ética de trabalho do poste do Vale da Amoreira. “Uma coisa que adoro no Neemy é que está sempre a trabalhar. Tudo o que faz nos jogos, ele já trabalhou nisso. E dá para ver quão bom jogador ele é. Tem muita energia e está sempre lá para nós. Respeitamo-lo muito e tentamos dar-lhe energia também”, afirma.

Foto: Getty Images

Atletas
3 MAI 2023

Mais Notícias