É sempre melhor começar a ganhar

A seleção nacional de sub-18 masculina iniciou esta quinta-feira da melhor maneira a sua participação no Campeonato da Europa, divisão B, tendo como opositora a seleção da Eslováquia, a qual venceu por 80-65.

Competições | FPB | Seleções
23 JUL 2015

 

O jogo iniciou-se com uma nota de equilíbrio no marcador, tendo-se atingido a igualdade pontual nos primeiros 5 minutos. O marcador registava 10-10. Compreende-se que no início do primeiro jogo do Campeonato da Europa as equipas se medissem mutuamente, até porque as informações existentes eram escassas.

 

Mas a partir daí Portugal embalou para uma exibição muito prometedora nos primeiros 20 minutos. Fruto de uma grande atitude de entrega e sacrifício, aliada a uma boa concentração naquilo que eram as tarefas individuais e coletivas, a nossa Seleção realizou uma promissora exibição, condicionando os ataques da Eslováquia, recuperando bolas, empreendendo o contra-ataque e sobretudo fazendo um jogo inteligente do ponto de vista ofensivo, lendo bem a defesa, com decisões acertadas e com percentagens de finalização muito promissoras.

 

Assim, nestes primeiros 20 minutos Portugal realizou uma percentagem de 3 pontos de 57,1%, faz 77% de lance-livre (10 em 13), recuperou 7 bolas e teve 7 perdas de bola. Chegou ao intervalo com uns categóricos 52-32.

 

No inicio do terceiro período a equipa entrou mal, permitindo ao adversário um parcial de 8-0. Este ascendente foi travado com um acertado desconto de tempo, onde os atletas foram mobilizados para melhorar a defesa, não permitindo penetrações fáceis e decidirem mais seletivamente as ações ofensivas.

 

O jogo foi-se reequilibrando e a vantagem pontual foi-se mantendo ao nível da primeira parte, terminando com uma vantagem pontual de 15 pontos (80-65).

 

Destaque para o coletivo, que soube interpretar em campo as orientações recebidas pela equipa técnica e também para o bom espírito de equipa demonstrado por todos. Uma pequena nota de realce para os níveis alcançados por Nuno Sá nos primeiros vinte minutos (17 pontos, 3/4 de 2 pontos, 3/4 de 3 pontos, 3/4 de lance-livre, 3 ressaltos e 0 perdas de bola, em 11minutos e 52 segundos.

 

Espera-se agora que agora que a equipa nacional possa potencializar os seus pontos fortes e minimizar e corrigir as fragilidades, num crescendo que todos esperamos e desejamos. Portugal volta a jogar esta sexta-feira contra a Suécia, na 1ª jornada bateu a Geórgia por 82-50, teoricamente das mais fortes do grupo, às 14h45, hora de Lisboa.

 

Foram quatro os elementos de Portugal a terminar o encontro na casa das dezenas, Nuno Sá foi o mais concretizador (17 pontos), a que se seguiu um trio formado por Ricardo Monteiro (6 ressaltos, 2 roubos de bola e 2 assistências), Diogo Brito (6 ressaltos e 3 roubos de bola) e Diogo Araújo (5 ressaltos e 1 roubo de bola), com 16 pontos.

Competições | FPB | Seleções
23 JUL 2015

Mais Notícias