Eléctrico cimenta 2º lugar
Na ronda deste domingo da Proliga, que encerrou a 17ª jornada da fase regular da prova, o Eléctrico superou o Vasco da Gama num encontro em que marcou mais de 100 pontos, enquanto o Benfica B surpreendeu o terceiro classificado, o Ginásio, na Luz.

Competições
22 FEV 2015
Quem também causou sensação foi a equipa de Esgueira, que visitou a Academia e venceu.
O Eléctrico continua a mostrar que não pretende descolar do líder Dragon Force e nesta ronda alcançou um confortável triunfo diante do Vasco da Gama, fora de portas, por 104-90, cimentando a segunda posição na tabela classificativa. A equipa alentejana teve em Aylton Medeiros um dos elementos mais inspirados, pois com um duplo-duplo (26 pontos e 12 ressaltos, aos quais juntou ainda 3 assistências e 3 desarmes de lançamento) o jogador terminou a partida com 35 por cento de valorização. Acabou por ser bem secundado prla dupla composta por Tiago Pinto (23 pontos e 5 ressaltos) e João Lanzinha (22 pontos, 8 ressaltos e 4 assistências) igualmente influentes nas ações ofensivas no conjunto de Ponte de Sor. O Vasco da Gama, por sua vez, somou o 10º desaire da época e é penúltimo, num encontro em que João Veludo (30 pontos, 5 assistências, 3 ressaltos e 3 roubos de bola) esteve particularmente inspirado.
Na Luz, o Ginásio apresentou-se ostentando o estatuto de terceiro classificado, mas acabou por não conseguir impor-se, perdendo diante do Benfica B, por 64-81. A equipa não entrou com o pé direito na partida, ao intervalo cedia por 9 pontos, mas no terceiro período conseguiu equilibrar as coisas, deixando antever um último quarto emocionante. Só que aí os encarnados voltaram a dominar e acabaram por alcançar um motivador triunfo, uma espécie de bálsamo, depois da última derrota nos Açores, diante do Terceira Basket. A equipa encarnada esteve muito inspirada nos tiros de longa distância (13/28 – 46%), e Sérgio Silva (32 pontos, 9 roubos de bola, 4 ressaltos e 3 assistências), MVP do jogo com 37.5 de valorização, foi um bom exemplo disso mesmo ao converter 6 das 9 tentativas de três pontos.
No outro encontro da 17ª ronda também este domingo realizado, o Esgueira visitou a Academia e venceu (79-71). O encontro foi muito equilibrado, ao intervalo o marcador registava um empate (35-35), mas no segundo tempo os visitantes acabaram por demonstrar maiores níveis de eficácia, acabando por vencer a partida. Foi o segundo triunfo consecutivo do conjunto de Esgueira, que subiu, à condição, ao 5º lugar da classificação, ficando cada vez mais próxima de garantir uma presença nos playoffs. A dupla formada por António Gaioso (25 pontos) e Renato Lóio (22 pontos) voltou a ser preponderante no sucesso ofensivo do conjunto de Aveiro.