Eliminatória vai à negra
O Benfica ainda não sabe com quem vai discutir o título, pois Lusitânia e Vitória de Guimarães estão a travar um emocionante duelo na outra meia-final do playoff.

Competições
11 MAI 2014
Depois do triunfo dos vimaranenses no sábado, este domingo o Lusitânia não desperdiçou o fator casa (85-78) e empatou a eliminatória a dois. Agora, tudo decide-se na negra, quarta-feira, em Guimarães, às 21 horas.
Encostado à parede, já que não tinha mais margem para erro, o Lusitânia conseguiu manter-se na discussão por um lugar no final do playoff da LPB. Não só forçou o 5º e decisivo jogo, como evitou que o adversário festejasse, em sua casa, o apuramento para a fase seguinte da competição.Mas só na 2ª parte os insulares conseguiram assegurar esse objetivo, já que no final dos primeiros 20 minutos a equipa vitoriana liderava por 41-34. O descanso fez bem aos açorianos, uma vez que surgiram melhor nos dois lados do campo na etapa complementar. A equipa da casa defendia melhor, período em que sofreu menos pontos (16), e no ataque, os 27 pontos conseguidos permitia-lhe consumar a reviravolta no marcador no final do 3º período (61-57).O derradeiro quarto foi mais equilibrado, mas o Lusitânia ao vencê-lo (24-21), segurou a liderança no jogo, bem como manteve a eliminatória em aberto para um quinto e decisivo jogo, em que tudo pode acontecer. As duas equipas equivaleram-se em quase todos os capítulos do jogo, se bem que da linha de lance-livre o Lusitânia tenha sido mais eficaz (18/21 – 86%),o que num jogo decidido em pormenores é sempre um aspeto importante.O base James Smith (31 pontos, 5 assistências, 3 roubos de bola e 2 ressaltos), MVP do jogo com 36.5 de valorização, assumiu a responsabilidade do jogo e a mão não tremeu muito no momento de atirar ao cesto. Os pontos (22) de Augusto Sobrinho surgiram quando a equipa mais precisava, com uma eficácia muito grande, e numa prestação completa do atleta (6 assistências, 4 ressaltos e 2 roubos de bola). Momplaisir (16 pontos, 9 ressaltos e 3 desarmes de lançamento), mantém a sua regularidade cheia de qualidade. No Vitória, foram cinco os atletas a terminarem o jogo a terminar o jogo na casa das dezenas, com Balseiro (6 ressaltos e 3 assistências) a ser o mais concretizador com 21 pontos, seguido depois por Ismael Torres (9 ressaltos), José Silva e Paulo Cunha todos com 13 pontos.