Em EspanhaPortugal Sub18 bate o péa candidato europeu

A Selecção Nacional Sub18 (M) defrontou hoje, ao final da tarde, a congénere de Espanha, que venceu por 77-55, em jogo realizado em Madrid.

Seleções
28 DEZ 2003

Apesar do desnível no marcador, este é o melhor resultado obtido pelos juniores portugueses no confronto directo com os espanhóis.

O fosso no marcador só foi desenhado pelos espanhóis no quarto e derradeiro período do encontro de preparação (parcial de 22-9), à entrada do qual Portugal tinha uma desvantagem de apenas três pontos. Uma resistência digna de realce e uma boa etapa de preparação da Selecção Nacional Sub18 para as meias-finais do Europeu 2004, marcadas para a Grécia, entre 1 e 5 de Abril.O desafio com a selecção de Espanha, grande favorita ao título de campeã da Europa 2004, até porque é organizadora da fase final (Saragoça), foi sempre equilibrado, à excepção, como já referido, do último período. No final do primeiro quarto do tempo regulamentar, os portugueses até estavam na frente do marcador (20-16), mas, paulatinamente, a equipa espanhola foi impondo o seu fortíssimo jogo interior, explorando bem a debilidade de Portugal nesse sector. Ao intervalo a vantagem anfitriã era de somente três pontos (34-31).Pode mesmo dizer-se que foi a maior capacidade atlética dos «postes» espanhóis que fez a diferença e marcou o ascendente no jogo ontem realizado em Madrid, dirigido pelo árbitro português Pedro Costa. O conjunto anfitrião possui cinco jogadores para as posições interiores com mais de dois metros e possantes fisicamente (Rey, com 2,05, Fontet, com 2,03, e Montecasi, com 2,07, nomeadamente), exercendo uma enorme pressão na tabela defensiva portuguesa e provocando enormes estragos. Foi a diferença fundamental vincada em Madrid, o que evidencia a necessidade de a equipa portuguesa, dentro das possibilidades naturais, proteger ainda mais a tabela defensiva das ameaças dos «gigantes» postes contrários.Portugal evidenciou hoje uma boa organização colectiva, coesa e rigorosa nas intenções ofensivas. Daí que tenha conseguido manter o marcador equilibrado até à entrada no quarto e último período, altura em que se fizeram sentir os efeitos desgastantes da grande pressão ofensiva dos espanhóis na tabela portuguesa. Amanhã (dia 29), Portugal volta a defrontar a selecção espanhola, no segundo encontro de preparação programado para Madrid, a que se seguirá, na terça-feira, no Barreiro, o jogo frente a uma equipa universitária do Canadá.Jogadores e marcadores portugueses:

  • João Santos, Stephane Freitas (2), António Pires (2), Miguel Graça (2), José Almeida (15), Hugo Mota (2), Fábio Fernandes (5), Diogo Teixeira (14), Tiago Freixo, Pedro Marta (nj), David Gomes (10) e Vítor Carvalho (3).

  • Seleções
    28 DEZ 2003

    Mais Notícias