Emoções finais – a vitória escapou nos últimos segundos

A participação da Selecção Nacional sub-16 masculina no Campeonato da Europa, terminou hoje com o jogo mais disputado e emocionante desta prova.

Competições | Seleções
16 AGO 2004

Frente à Selecção da Ucrânia, que ainda não conhecera a derrota e havia garantido já na penúltima jornada o primeiro lugar da classificação geral, a equipa nacional efectuou um jogo onde evidenciou todas as suas capacidades. Contrapondo ao mortífero contra-ataque dos ucranianos uma excelente recuperação defensiva e conseguindo, com uma defesa agressiva em meio campo, anular a vantagem ofensiva do adversário, a nossa selecção começou por ganhar uma surpreendente vantagem que só veio a perder mesmo junto ao intervalo (33-35). Na segunda parte a equipa da Ucrânia aproveitou muito bem os poucos erros defensivos cometidos pelos nossos jogadores para se adiantar no marcador, mas uma óptima reacção da equipa portuguesa levou o resultado para apenas três pontos negativos (60-63) que só não foram anulados por mera infelicidade nos dois lançamentos triplos de que ainda beneficiamos nos últimos segundos do jogo.

Toda a equipa esteve mais uma vez muito unida, qualidade pela qual recebeu elogios de muitas pessoas de outras delegações e ate de observadores interessados exteriores a elas; mas, em particular nesta partida esteve em destaque o jovem Cláudio Fonseca (15 anos e 2,05m) do Clube Portugal Telecom, o qual esteve nos últimos dois anos no Centro Nacional de Treino do Porto e que averbou 15 pontos, 20 ressaltos e 4 desarmes de lançamento.Portugal obteve o quarto lugar entre nove países participantes com o mesmo número de pontos do terceiro classificado – a Bulgária (13 pontos) – que beneficiou da avarage. Portugal Vs Ucrânia Resultado Final: 60-63Parciais: 20-17, 13-18, 10-15, 17-13J. Silva – 9N. Ferreira Rego – 0Pedro Pinto – 6Tiago Pinto – 7João Dias – 2Edgar Mouco – 0Fábio Lima – 7André Boavida – 0Aylton Medeiros – 6Bento Cardoso – 8Frederico Tavares – 0Cláudio Fonseca – 15A classificação final ficou assim ordenada: 1º – Ucrânia – 16 Pontos2º – Bósnia e Hierzgovina – 14 Pontos3º – Bulgária – 13 Pontos4º – Portugal – 13 Pontos5º – Roménia – 12 Pontos6º – Estónia – 12 Pontos7º – Bielo-Rússia – 11 Pontos8º – Chipre – 9 Pontos9º – Albânia – 8 Pontoshá ainda a registar que, nos rankings individuais, o Cláudio Fonseca foi o vencedor dos desarmes de lançamento no computo geral dos dois grupos de 19 países, com 30 ”abafanços” (3,8 / jogo) e ficou em segundo lugar nos ressaltos com 101 (12,6 / jogo) indicador em que o Aylton Medeiros se classificou logo a seguir com 84 ressaltos (10,5 / jogo). Também nos assistes há a salientar o quarto lugar do Bento Cardoso com 19 (2,4 / jogo) e a quinta posição do Tiago Pinto com 18 passes decisivos (2,3 / jogo).Destaca-se ainda o bom desempenho do árbitro português José Magalhães que foi, além do mais, um excelente acompanhante dos nossos jovens, sempre pronto a ajudar em tudo o que foi necessário.

Competições | Seleções
16 AGO 2004

Mais Notícias