«Enfrentá-los sem qualquer receio»
Depois de na última jornada ter interrompido um ciclo negativo, a Ovarense tem agora pela frente o desafio de ter que defrontar, no próximo sábado, em Barcelos, pelas 21 horas, o líder invicto da LPB.

Atletas | Competições
26 NOV 2014
José Barbosa confia no trabalho e está esperançado que o jogo frente ao Basquete de Barcelos confirme o ponto de viragem da equipa de Ovar. O base considera fundamental que a Ovarense surja no Minho destemida, com ambição de vencer e sobretudo inteligente na forma como deve jogar no ataque.
Que significado teve a vitória alcançada na última jornada? Colocou um ponto final nalgum tipo de mini crise dentro da equipa?
Não lhe chamaria mini crise mas, de facto, estávamos numa situação incómoda e muito frustrante, porque treinámos muito durante a semana e não estávamos a colher frutos disso nos jogos. Se esta vitória foi decisiva e marcou um ponto de viragem, quero acreditar que sim e quero confiar que o trabalho, mais tarde ou mais cedo, compensa sempre.
Olhando para o resultado final do jogo destacam-se os 50 pontos sofridos. A grande mudança da Ovarense neste último jogo foi o seu desempenho defensivo? Que aspetos foram melhorados nessa área do jogo?
A defesa nem sempre tem a ver com questões tácticas. Aliás, tem muito mais a ver com atitude do que outra coisa qualquer e penso que essa foi a diferença. Fomos consistentes a partir do 2º período, condicionando o ataque do Maia, dominando a tabela defensiva e apostando no contra-ataque.
A rotatividade da equipa é muito maior este ano. Acredita que vão tirar dividendos desse facto? Nota que existem cada vez mais jogadores preparados para dar contributos importantes à equipa quando são chamados ao jogo?
Todos têm capacidade de ajudar, todos sabem o seu papel na equipa e se soubermos conciliar o melhor de cada um, de certeza que esses dividendos aparecem.
Na próxima jornada defrontam o líder invicto. Perguntava-lhe se este teste chega na melhor altura? E se a luta do ressalto e o 1×1 na defesa, irão ser os dois aspetos mais decisivos para terem sucesso frente ao Basquete de Barcelos?
É sempre desafiante jogar contra o primeiro classificado pois é lá que todos gostariam de estar e penso que uma vitória neste jogo com tanta importância seria muito bom para a moral da equipa. Quanto aos aspetos mais decisivos, considero que em jogos como este, não será o 1×1 e a luta dos ressaltos os únicos aspectos a ter em conta, não deixando de ser importante. Espero um jogo muito equilibrado onde os pormenores farão a diferença.
De que forma terá de se apresentar a Ovarense em Barcelos para continuar no caminho das vitórias?
Temos que enfrentá-los sem qualquer receio e dúvida do que somos capazes, mesmo jogando em casa deles, uma deslocação que é sempre complicada. Se fizermos um jogo simples e inteligente, teremos boas probabilidades de sair de Barcelos com a vitória.