Época arranca 6ª feira
O tão esperado arranque da competição masculina terá lugar este fim-de-semana, com o inicio de mais um Troféu António Pratas.
Competições
26 SET 2011
A curiosidade de conhecer e ver em acção os novos reforços das equipas vai ser satisfeita, esta próxima sexta-feira, com a realização da 1ª jornada da prova. Quatro grupos onde se apura um vencedor, que dá lugar às meias-finais, até se chegar à grande final da competição. Embora se diga que a prova serve essencialmente de preparação e de avaliação para os novos atletas, a verdade é que depois de se iniciar ninguém quer perder a oportunidade de a vencer.
As doze equipas foram divididas em quatro grupos seguindo uma lógica de proximidade geográfica, se bem que as equipas das ilhas foram naturalmente integradas, sendo que os madeirenses fazem parte do grupo mais a norte, ao contrário se passa com as equipas da ilha Terceira.No Grupo Norte, os actuais campeões nacionais FC Porto, têm a companhia do Vitória do Vitória de Guimarães, um adversário que coloca sempre grandes problemas aos portistas, e o recém promovido Barcelos Hotel Terço. O conjunto minhoto vai ter um teste de fogo de elevado grau de dificuldade já que ficou inserido num grupo muito complicado.Os madeirenses do CAB juntam-se a Ovarense Dolce Vita e Sampaense Basket para formarem o Grupo Centro Norte. Uma poule equilibrada que servirá na perfeição aos respectivos treinadores para avaliar o estado de forma e as capacidades do conjunto que treinam.Para o Grupo Centro Sul fazem parte Académica de Coimbra, Casino Ginásio e S.C. Lusitânia Expert. Embora sem terem, em teoria, os argumentos de outras equipas, condicionalismos financeiros a isso obrigam, na entrega e na luta em nada certamente ficarão a dever aos restantes candidatos. Um grupo que deixa tudo em aberto quanto ao vencedor.Mais a sul, o SL Benfica apadrinhará a estreia do Fórum Terceira Basket, que para primeiro jogo oficial ao mais alto nível, terá um dia inesquecível para a história do clube. A terceira equipa a constituir o Grupo Sul é o Barreirense/CEPSA, clube com enorme tradição no basquetebol nacional e que acabou por ficar no escalão principal da modalidade.