Equilíbrio em Algés
Na luta pelo título de campeão nacional da Liga Feminina, o Algés aproveitou bem o fator casa para se colocar na frente da eliminatória disputada à melhor de cinco jogos.
Competições
4 MAI 2013
A vitória das algesinas, por 57-53, espelha bem o equilíbrio que existiu durante o jogo, apenas decidido nos últimos minutos. As duas equipas voltam a encontrar-se este domingo, novamente às 18 horas, em Algés, para um jogo 2 que promete mais emoções fortes.
O jogo foi em grande parte do tempo dominado pela equipa de Carcavelos, que fez do ressalto ofensivo a sua maior arma. Segundos lançamentos fáceis e mais posses de bola permitiam à formação dos Lombos ser superior durante a primeira parte. No ataque, o técnico José Leite insistia em procurar vantagens interiores, ora explorando Tatiana Keshler, ora no seu 3 (Dunham) que tinha vantagem direta sobre a sua defensora, fosse ela Ana Oliveira ou Joana Bernardeco. Para solucionar este problema, José Araújo recorreu a uma defesa zona match-up com muitas trocas defensivas entre as jogadoras algesinasO intervalo chegava com os Lombos na frente do marcador (30-27), depois de terminado o 1º quarto a perder pela diferença mínima (15-16). As atuais campeãs nacionais apostaram, sem grande resultados efetivos, durante largos períodos do jogo na explorar o pick and rol, solução ofensiva preterida pelo técnico algesino, que foi à procura de outras soluções. No final do 3º período a formação da casa, ainda que pela vantagem mínima, já tinha dado a volta ao marcador (43-42).Alterando um pouco a estratégia, o Algés passou a colocar mais bolas no seu poste Laura Broomfield, alternando com saídas bloqueadas para a norte americana Kate que conseguia sucessivas vantagens sobre o defesa direto sempre que colocava a bola no chão e penetrava. Foi esta a forma encontrada na parte final do jogo para as algesinas conseguirem alguns lançamentos abertos do lado fraco.A incerteza quanto ao vencedor manteve-se até bem perto do final, percebendo-se que poderia cair para qualquer um dos lados. Nos instantes finais, o Algés garantiu os ressaltos defensivos, e, com 2 roubos de bola decisivos de Mariana Alves, acabou por conquistar uma curta vantagem no marcador, sendo capaz depois de a gerir até final.