“Era um sonho, agora é a realidade na EuroCup!”

Marta Martins, jogadora em alta no Benfica, em discurso direto sobre o seu momento de forma e o das "encarnadas", assim como a chamada à Seleção Nacional

Aos 21 anos, Marta Martins vive um grande momento individual e coletivo. Influente na manobra de um SL Benfica invencível esta temporada, até ao momento, e já com o apuramento garantido para os 1/16 de final da EuroCup Women, a base foi recentemente chamada para os trabalhos da Seleção Nacional.

Em entrevista à FPB, a internacional portuguesa explicou a caminhada benfiquista, abordou o “sonho” europeu e não escondeu o entusiasmo por voltar a fazer parte da nossa Seleção.

 

O Esgueira Aveiro TRIVGLASS é o adversário que se segue na Liga Betclic Feminina. Quais são as maiores qualidades deste adversário?
O Esgueira é sempre uma equipa que coloca intensidade no jogo, que corre o campo. Alia um bom jogo exterior a um bom jogo interior e, o facto de ter um grupo de jogadoras que estão juntas há já algum tempo, facilita muito os processos.

Este será um dos maiores testes à invencibilidade do Benfica?
Qualquer jogo é um teste à invencibilidade da nossa equipa.

O Benfica não perde um jogo na fase regular do campeonato há perto de dois anos. Como se explica uma série deste nível?
Trabalho diário! E conscientes de que, mesmo após todas estas conquistas, há sempre muito mais.

O Benfica também tem vencido na EuroCup Women e já se apurou. Este “andamento” europeu acaba por vos beneficiar na Liga?
Estamos a sentir na pele um contexto completamente diferente da realidade portuguesa. A experiência de defrontar estas equipas, com grandes jogadoras, é uma mais-valia e permite-nos estar muito mais preparadas quando jogamos para o Campeonato Nacional.

Quais são os principais objetivos na EuroCup? Esta caminhada invencível superou as vossas expectativas?
O objetivo é o mesmo de sempre: elevar o nome do Benfica! Entrámos na fase de grupos, sabendo do quão exigente é a competição e da qualidade das equipas que iríamos defrontar. Neste momento temos quatro vitórias em outros tantos jogos, passámos a fase de grupos em primeiro lugar, ainda com duas jornadas para jogar. Era um sonho. Agora é a realidade! Estamos a lutar de igual para igual com todas as equipas. E a perceber que o impossível nem sempre é tão impossível assim.

Um eventual desgaste pela participação na EuroCup pode prejudicar-vos na luta por voltarem a ganhar todas as competições nacionais?
O cansaço está presente, por razões óbvias. É uma competição europeia, duríssima e muito mais intensa. Temos mais jogos nas pernas do que as outras equipas, mas temos também mais experiência. Por isso, os nossos objetivos são os mesmos: estar presentes em todos os pontos altos e decisivos das várias competições a nível nacional e vencê-los!

Como caracterizas a equipa do Benfica desta temporada?
É uma equipa à Benfica! Sinto que estamos todas na mesma página, a partilhar os mesmos objetivos. Há muita capacidade de superação, foco e compromisso. Aliado a isso, há um enorme espírito de equipa, o que facilita e torna tudo muito mais bonito.

Tens rubricado grandes exibições. Sentes-te no melhor momento da carreira? Sentes que estes regulares jogos numa prova europeia estão a impulsionar-te?
Sinto-me física e psicologicamente bem. Jogo com um sorriso na cara, feliz, por estar a jogar basquetebol, que é aquilo que mais gosto de fazer, e por saber que estou a conseguir ajudar a equipa.

O que esperas na dupla jornada da Selecção Nacional Feminina que aí vem? Acreditas que estas prestações te podem tornar numa indiscutível da nossa Seleção?
Espero, acima de tudo, que Portugal possa tirar a vitória nos dois jogos, para estarmos cada vez mais perto do objetivo: apurarmo-nos para o EuroBasket! A nível individual, é um privilégio estar presente neste grupo, que conta com atletas de uma enorme qualidade e com muita experiência.

 

O Benfica joga em Esgueira este sábado (18h45), num dos três jogos do dia relativos a esta competição, todos com transmissão em direto na FPBtv:

18 NOV 2022