Ermesinde em festa
Sexta-feira, sábado e domingo Ermesinde será a capital do basquetebol feminino e prepara-se para assistir a encontros que se prevêem de elevado nível.

Competições | FPB
27 MAI 2015
A cidade recebe a fase final do Campeonato Nacional de sub-19 femininos e em prova estarão quatro formações (CPN, CD Póvoa, Algés e GDESSA) recheadas de excelentes jovens valores. Veja, nos detalhes desta notícia, o que pode esperar de cada uma das equipas.
CPN
Joga em casa, no seu pavilhão, e com o apoio do seu público. Ainda não perdeu qualquer jogo esta época. Equipa baseada no conjunto do ano passado, que esteve igualmente presente na Fase Final Nacional, classificando-se no 3º posto, com destaques para as internacionais Sofia Almeida, Catarina Rolo, Francisca Meinedo, Catarina Miranda e Sara Moreira. Em relação ao ano anterior, incluíram ainda a sub-16 Beatriz Jordão, uma jovem com bastante potencial, sendo já internacional sub-16 e sub-18.
Treinador: Francisco Costa
CD Póvoa
A equipa da Póvoa de Varzim é muito jovem. É um clube com história nos escalões de formação, embora nas últimas épocas tenha andado arredado das fases decisivas no escalão de sub-19. Lutaram até à última jornada com o Sp. Braga pelo apuramento para esta Fase Final. Destaques individuais para Helena Pinheiro, Ana Ramos e Isabel Costa, todas internacionais portuguesas.
Treinador: Pedro Maio
Algés
O atual campeão nacional, lutou com o SL Benfica ao sprint para ser apurado para esta fase final. A lesão de Chelsea Guimarães, porventura a jogadora mais experiente desta equipa, não ajudou ao equilíbrio do grupo, mas mesmo assim, o bicampeão nacional de Sub-19 conseguiu o apuramento para este ponto alto da época. A esmagadora maioria das jogadoras fez parte da equipa que competiu na Liga Feminina esta época, com destaque para Carolina Gonçalves, Margarida André e Lizzany Santos.
Treinador: Vasco Curado
GDESSA
Grupo forte de jogadoras, onde se destacam Emília Ferreira, Maianca Umabano, Leonor Serralheiro, Carolina Bernardeco e Eliana Cabral, todas elas internacionais nos seus escalões etários. Fizeram uma fase regular sem grandes sobressaltos, perdendo apenas um jogo, curiosamente, em casa, contra o Benfica, por 1 ponto apenas. Nos últimos 10 anos o GDESSA marcou presença em 8 fases finais de Sub-19, é portanto um "habitué" nestas andanças.
Treinador: Nuno Manaia