Esgueira e FC Porto marcam encontro no regresso da Liga Betclic Masculina

Tobi Ewuosho e Luís Silva na antevisão da partida; Jornada n.º 16 realiza-se esta sexta-feira e sábado

Atletas | Competições
1 MAR 2024

A Liga Betclic Masculina está de regresso, depois da paragem para os compromissos das seleções nacionais. Um dos encontros da 16.ª jornada coloca em duelo Esgueira Aveiro OLI e FC Porto, este sábado (18h30), com transmissão em direto na FPBtv (acesso gratuito) e n’A Bola TV.

Tobi Ewuosho e Luís Silva, jogadores de aveirenses e “dragões”, respetivamente, falaram à FPB sobre este jogo.

No Esgueira, Tobi Ewuosho analisa o adversário: “As maiores qualidades do FC Porto são a sua capacidade atlética e a forma como a equipa está bem treinada. Acho que isso os colocou numa boa posição esta época”, refere.

O extremo norte-americano dá a receita para o Esgueira ganhar esta partida: “As chaves para vencer este jogo serão a nossa resistência e a capacidade de sermos eficientes e consistentes”, adianta.

O Esgueira ocupa a zona de descida à Proliga, numa altura em que aproximamos das grandes decisões. Ewuosho revela que a paragem competitiva trouxe dividendos: “Penso que esta pausa foi benéfica para nós porque nos permitiu descansar, reagrupar e focar naquilo que resta da temporada. Estamos confiantes e prontos para finalizar a época da melhor forma. Não penso que a pressão agora seja maior. Temos de seguir o plano de jogo delineado pela nossa equipa técnica e tentarmos ser o mais eficientes e consistentes possível”, avalia.

Na sua primeira época no emblema de Aveiro, o atleta de 26 anos promete total dedicação até final: “Esta experiência tem sido uma bênção. Não estou a jogar tão bem quanto aquilo que eu gostaria e poderia, mas estou grato por tudo. Quero dar tudo de mim para ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos”, termina.

Do lado portista, Luís Silva alerta para as dificuldades dos jogos em Esgueira: “Sabemos as qualidades da equipa do Esgueira, mas temos que nos concentrar mais em nós e naquilo que temos que fazer para ganhar o jogo. O fator casa é um dos fatores que pode fazer a diferença, sabemos que em casa deles há muito apoio e tradição de basquetebol. Estamos preparados para isso mesmo e é nesses ambientes que gostamos de jogar”, salienta.

Apesar de liderar a Liga, o FC Porto vem de duas derrotas nos seus dois últimos encontros oficiais. Contudo, Luís Silva garante uma equipa pronta para voltar aos resultados positivos: “Penso que esta paragem foi benéfica para nós, embora tenhamos tido alguns jogadores fora devido aos compromissos das seleções nacionais. Queremos voltar às vitórias já no próximo jogo, essa é a correção que ambicionamos”, vinca.

Os “dragões”, além de comandarem o campeonato, ainda se encontram na FIBA Europe Cup, com a primeira mão dos quartos de final a estar agendada para a próxima quarta-feira. Dificuldades acrescidas para o FC Porto? O extremo responde da seguinte forma: “Estamos onde queremos e trabalhamos para estar presentes em todas as frentes. Por isso acho que não se torna mais complicado gerir a liderança da Liga estando na FIBA Europe Cup, até pelo contrário”, garante.

Com apenas 19 anos, o internacional jovem português assume que a presença no plantel “azul e branco” é muito importante: “Tem sido uma experiência incrível, poder aprender todos os dias com os melhores ajuda-me imenso a evoluir como jogador e como pessoa”, finaliza.


São estes os seis jogos da Liga Betclic Masculina que vão decorrer este fim de semana, todos com transmissão em direto na FPBtv:

 

Acompanha tudo sobre o Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

 

Atletas | Competições
1 MAR 2024

Mais Notícias