Esgueira/OLI conquista título nacional do CNB1
Pela primeira vez na história do Clube do Povo de Esgueira, a equipa sénior conquistou, em Tábua, o título nacional do CNB1, numa final ganha ao Atlético, por 68-58.
Competições | FPB
3 JUN 2013
O culminar de uma época fantástica, em que os comandados de Pedro Costa tudo fizeram para que o Esgueira/Oli pudesse disputar o campeonato da Proliga na próxima temporada.
A equipa de Esgueira, que praticamente jogou em casa – muito apoiada pelos muitos e incansáveis adeptos, que fizeram questão de marcar presença no Multiusos de Tábua -, entrou forte na partida (10-2). Uma superioridade que se foi diluindo, já que sentiu algumas dificuldades para parar o forte jogo interior do Atlético. No final do 1º período a formação da Tapadinha tinha dado a volta ao marcador e vencia por quatro pontos de vantagem (16-12).A forte reação do Atlético não fez abanar a equipa de Esgueira, que, a partir do segundo quarto, começou a ter o controlo do jogo. Assentando o seu jogo na reconhecida qualidade do seu tiro exterior (11 triplos convertidos), o Esgueira chegou ao intervalo na frente (32-27) e soube controlar a vantagem no terceiro e quarto períodos, apesar da abnegação do conjunto sulista, que tudo fez para evitar a festa do Esgueira. No final do 3º período, o conjunto lisboeta mantinha-se na discussão do resultado, apenas quatro pontos (42-46) o separavam da liderança, uma diferença pontual que se acentuou nos 10 minutos finais do encontro.A festa, que começou em Tábua após o apito final e que prosseguiu em Aveiro, acabou por ser um justo prémio para um grupo que tanto trabalhou ao longo da época, e para os adeptos, que também foram preponderantes nesta caminhada épica. O histórico clube de Aveiro deu mais um passo no sentido de recolocar o clube no patamar mais elevado da modalidade.João Campos (17 pontos, 3 ressaltos, 3 roubos de bola e 2 assistências), Daniel Félix (16 pontos, 6 ressaltos e 6 assistências), Pedro Gaioso (14 pontos e 8 ressaltos) e Pedro Morgado (16 pontos), foram os elementos em maior destaque no jogo que valeu o título de campeão da CNB1.Na equipa do Atlético, Pedro Bagio (18 pontos, 9 ressaltos, 3 assistências e 2 roubos de bola), MVP do encontro com 25.5 de valorização, ficou muito próximo do duplo-duplo. Jorge Afonso, autor de 10 pontos, foi o outro elemento da equipa a terminar o jogo na casa das dezenas em pontos marcados.