Espanha conquista o Ouro na China
O Mundial de Basquetebol chegou ao fim este domingo, dia 15 de setembro, e coroou Espanha como a nova campeã do Mundo, revalidando um título somente alcançado em 2006.

Competições
16 SET 2019
No entanto, nem só do triunfo espanhol se fez este Campeonato do Mundo, que também contou com algumas caras bem conhecidas dos portugueses.
A formação comandada pelo italiano, Sergio Scariolo, bateu na final a Argentina (75-95) e nunca chegou a conhecer o sabor da derrota, durante a estadia na China. Ricky Rubio foi a peça mais preponderante na La Roja, recebendo honras de jogador mais valioso de toda a prova.
No que diz respeito à luta pelo último lugar no pódio, França e Austrália bateram-se pelo bronze, com os Les Bleus a saírem vencedores no confronto com os Boomers (59-67).
O cinco ideal da competição acabou por integrar dois dos campeões mundiais, Ricky Rubio e Marc Gasol, mas também o argentino Luís Scola, o francês Evan Fournier e o sérvio Bogdan Bogdanovic.
Relativamente à presença portuguesa na China, destacar a excelente prestação da Tunísia comandada por Mário Palma que, depois de ter conquistado o Afrobasket 2017, esteve muito perto de colocar a Seleção do Norte de África entre o lote das 18 melhores formações do Mundo.
A Tunísia foi a segunda melhor Seleção africana na prova, apesar de falhar a qualificação direta para os Jogos Olímpicos de Tóquio por uns escassos três pontos (67-64), na derrota diante Porto Rico, ainda na primeira fase do Mundial.
Com este resultado, a Tunísia foi relegada para a metade inferior da tabela, restando a luta pela melhor classificação possível (entre o 17.º e 32.º posto).
Depois de ultrapassar Filipinas e Angola, a Tunísia encerrou a participação no 18.º Campeonato do Mundo na 20.ª posição.
Ainda no que diz respeito às ligações com o basquetebol nacional, evidenciar a presença angolana na competição, nomeadamente de Jaques Conceição, atleta da AD Ovarense e do ex-SL Benfica, Carlos Morais.
A formação de William Voigt regressou da China com apenas um triunfo conquistado – em partida diante das Filipinas (84-81) – destacando-se, também, o intenso duelo com a Tunísia (86-84).
Por último, mas não menos importante, importa relembrar que foi no âmbito do Campeonato do Mundo que o presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Manuel Fernandes, foi reconhecido pela FIBA como o melhor líder das federações de basquetebol da Europa.
O «President Award» reconheceu o trabalho dos últimos cinco anos, bem como o impacto positivo que o mesmo teve no desenvolvimento do basquetebol em Portugal.
Podem consultar a classificação final do Mundial, aqui.