“Espero que esta supertaça seja uma festa da modalidade”

Antigo presidente em entrevista à FPB

Competições
14 SET 2023

A Supertaça masculina avança para a sua 37.ª edição, mas 2023/2024 marca um marco na competição com a mudança no nome: Supertaça Mário Saldanha, em honra do antigo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol.

Dirigente máximo da FPB entre 1992 e 2014, Mário Saldanha conta com uma longa ligação à modalidade.  Na antecâmara da sua homenagem, marcada para este sábado, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, o antigo líder dirigente federativo concedeu uma entrevista.

“É um grande orgulho e foi com grande felicidade que recebi a notícia”, confessa. “A supertaça foi criada há 37 anos, na altura era presidente do CA Queluz e disputámos essa prova com o Barreirense. Foi disputada a duas mãos, primeiro no Barreiro, quando perdemos por 24 pontos, e depois em Queluz, com uma vitória por cerca de 40 pontos. Assim, foi uma agradável surpresa quando soube que tinha sido dado o meu nome à supertaça”, relembra.

Mário Saldanha recorda alguns dos melhores momentos numa vida dedicada ao basquetebol: “Estaria a mentir se não dissesse que o 9.º lugar obtido no Europeu em Espanha foi dos momentos mais altos que vivi. Foi algo nunca antes conseguido e do qual me orgulho. Os apuramento anteriores já me tinham enchido de orgulho, mas essa classificação final é algo do qual não nos podemos esquecer”, afirma.

“Ter deixado todas as seleções jovens femininas na Divisão A da FIBA também foi algo bastante gratificante”, acrescenta, sem deixar passar o Mundial de Juniores: “Receber o Campeonato do Mundo de Juniores em 1999 foi também, em termos organizativos, um êxito estrondoso. Conseguimos colocar mais de 15.000 pessoas num pavilhão [Pavilhão Atlântico, atual Altice Arena] e foi um êxito de organização por parte da Federação”.

Ao olhar para a evolução do basquetebol em Portugal, Mário Saldanha salienta o percurso de Ticha Penicheiro e Mery Andrade, duas das figuras capitais da modalidade, e deixa uma mensagem otimista para Neemias Queta: “Penso que o Neemias tem tudo para continuar na NBA, mas caso não aconteça, tenho a certeza que virá para um grande clube da Europa. É um jogador extraordinário e vai ser o expoente máximo do nosso basquetebol masculino em termos internacionais”.

“Não deixem de estar presentes nesta supertaça. É sempre importante estar presentes em jogos assim, os jovens têm uma grande oportunidade de aprendizagem e espero que seja uma festa do basquetebol”, conclui.

Competições
14 SET 2023

Mais Notícias