Estágios de observação de sub14 arrancam este domingo

Covilhã alberga Seleções Nacionais jovens

Atletas | Seleções
2 JUL 2022

Entre 3 e 9 de julho, a cidade da Covilhã vai servir de palco a estágios de obervação das Seleções Nacionais de sub14 masculinos e femininos.

Nuno Manaia, diretor técnico nacional, explica este estágios: “Esta é a primeira concentração desta geração de atletas. Estão ainda no início do seu percurso de formação, mas nesta altura já foram identificados como jogadores de interesse nacional. As observações realizadas na Festa do Basquetebol e o desenrolar das competições nacionais e regionais de formação já nos permitem ter alguns dados sobre estes jovens. Agora é a altura de trabalhar com eles, para os conhecermos melhor, quer do ponto de vista técnico e físico, mas também do ponto de vista motivacional. Temos a noção de que o desenvolvimento de atletas não é um processo igual em todos eles, e que nesta altura alguns dos que ficaram de fora irão aparecer mais tarde neste processo de identificação de talentos”, afirma.

O dirigente destaca aspectos importantes relacionados com estes trabalhos: “A FPB tem, desde há quatro épocas, investido na identificação de talentos mais cedo. Este verão vamos trabalhar com eles durante cinco semanas, tentando potenciar ao máximo aquilo a que chamamos a “off-season”. Também nos sub15 vamos fazer igual. E, como é óbvio, isto é aplicável ao masculino e feminino. É um grande investimento, mas entendemos que é fundamental trabalhar mais cedo com estes jovens talentos. Outra coisa importante, é que estas ações incluem um estágio a realizar em Espanha, onde faremos dois jogos com a seleção nacional espanhola, conseguindo estes jovens ter o seu primeiro contacto internacional e a sua primeira internacionalização”, salienta.

Estes estágios vão ficar marcados por vários aspetos: “Neste campo os atletas vão passar por diversas experiências, tais como trabalhar com a equipa técnica nacional, serão realizadas sessões de vídeo, testes físicos, vão ser passados valores de como se devem comportar enquanto ao serviço do país, entre outras coisas”, diz Nuno Manaia.

A FIBA acaba por estar ligada a esta iniciativa: “Esta ação faz parte do Youth Development Fund da FIBA, a que a FPB se tem candidatado nas últimas épocas, e que é focado no desenvolvimento do basquetebol juvenil”, conclui o diretor técnico nacional.

Estamo de um total de 80 atletas (40 em cada género), cujos nomes podem ser consultados em anexo. A equipa técnica masculina é formada por Rui Nazário (selecionador nacional), António Raminhos (treinador-adjunto) e pelos treinadores convidados João Pinto, Luís Saldanha e Nuno Manano. Por seu turno, do lado feminino, temos Teresa Barata (selecionadora nacional), Margarida Faria (treinadora-adjunta) e Ana Soares, Carlota Ferreira e Vanessa Costa (treinadoras convidadas).

Estágio de observação SN sub14 femininos

Estágio de observação SN sub14 masculinos

Atletas | Seleções
2 JUL 2022

Mais Notícias