“Estamos a viver, verdadeiramente, um ano de afirmação desportiva”
A Supertaça feminina aproxima-se (18h30 de domingo, transmissão na FPB TV), com o grande embate entre União Sportiva e AD Vagos a ter Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018, como palco! A FPB entrevistou Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal bracarense, que projetou este ponto alto do nosso basquetebol, analisando um ano que tem sido muito rico para a cidade minhota em matéria desportiva.
Atletas | Competições | Formação | Juízes | Treinadores
27 SET 2018
Depois da Final 8 da Taça de Portugal masculina, a Supertaça feminina de basquetebol. Estamos a assistir a um crescimento da modalidade na cidade?
Em Braga temos vindo a apostar na melhoria das condições da prática desportiva, quer para os atletas de alta competição, quer da população em geral. A par da requalificação de espaços para a prática desportiva, como o Parque da Rodovia ou o próprio Altice Forum Braga, que tem todas as condições para receber grandes competições desportivas, temos vindo a adotar políticas de igualdade na distribuição dos apoios à prática desportiva, tratando todas as modalidades e clubes por igual e em articulação com todos os agentes da sociedade.
Quais são as expectativas para este ponto alto da nossa modalidade?
A Supertaça feminina de basquetebol será, certamente, mais um grande evento no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2018. É uma final que coloca frente a frente a equipa atual campeã nacional e a detentora da Taça de Portugal, aspetos que nos fazem antever um grande espetáculo, desde logo para os apoiantes das duas equipas, como também para os bracarenses que poderão ver em ação duas das melhores equipas nacionais e viver mais um grande momento de exaltação do desporto.
O SC Braga tem dado cartas no basquetebol. Trata-se de mais uma prova da evolução da modalidade na região?
À semelhança de outras coletividades desportivas da cidade, o SC Braga tem vindo a fazer um importante trabalho ao nível da formação desportiva, humana e social dos atletas que praticam esta modalidade. A prova disso está nos títulos conquistados e que servem de estímulo às camadas mais jovens a continuar a trabalhar para fazer cada vez mais e melhor.
Que balanço se pode fazer de "Braga 2018 – Cidade Europeia do Desporto"? Quais os pontos altos até agora e aquilo que ainda está a caminho?
A Cidade Europeia do Desporto é um título que reconhece Braga como exemplo europeu na promoção do desporto para todos e, a esse nível, estamos a viver, verdadeiramente, um ano de afirmação desportiva. Nos últimos meses, a cidade tem sido palco de centenas de eventos desportivos de diferentes modalidades, desde o remo indoor, passando por competições internacionais de ginástica, ciclismo, basquetebol, atletismo, ténis, rugby, karaté, desporto escolar, desporto universitário e desporto adaptado, uma infinidade de eventos de mais de 40 modalidades que têm comprovado a nossa capacidade para acolher grandes competições. Acreditamos que a Cidade Europeia do Desporto está a deixar um legado de enorme valor para o futuro dos bracarenses e para a sua qualidade de vida.