“Estamos motivadas, mas não podemos relaxar”

Laura Ferreira esteve à conversa com a FPB

Atletas
11 AGO 2022

Depois de duas épocas em que conquistou seis títulos – duas Ligas Betclic Feminina, duas Taças de Portugal Skoiy, 1 Supertaça e 1 Taça Federação Betclic – Laura Ferreira deixa o SL Benfica e ruma à Alemanha para representar o Royals Saarlouis, da Alemanha.

Em pleno estágio de verão da seleção nacional de seniores femininos, e na antecâmara de dois jogos contra a Irlanda, a 13 e 14 de agosto, no Pavilhão Municipal de Guifões (18 horas), a internacional portuguesa esteve à conversa com a FPB sobre a mudança para uma nova realidade.

“Em termos coletivos a época correu muito bem, vencemos todos os troféus nacionais”, começa Laura Ferreira. “Individualmente foi uma época complicada em que passei por uma fase menos boa, mas sinto que dei sempre o meu melhor e consegui apoiar a equipa naquilo que era preciso”. A atleta de 27 anos elucida relativamente à forma como cresceu ao longo do ano: “Aprendi com o que foi acontecendo e acho que, se focarmos no positivo, tudo acabou por correr bem”.

Concluídos dois anos em Lisboa, Laura muda-se para a Alemanha, uma realidade nova e um campeonato “desafiante”: “O clube alemão mostrou-se sempre interessado em mim, tem uma treinadora espanhola que já me vira jogar nos campeonatos da europa jovens e também em Espanha. É um campeonato e uma cultura diferentes e estou entusiasmada”.

“Disseram-me que o campeonato é mais físico e duro, com mais contacto. O próprio Ricardo [Vasconcelos], disse que tenho que me focar no meu lançamento porque vou para uma liga muito física”, explica a internacional lusa.

Em preparação com a seleção nacional de seniores femininos, que mede forças com a Irlanda, este sábado e domingo, dia 13 e 14 de agosto, pelas 18 horas, no Pavilhão Municipal de Guifões, Laura Ferreira faz um balanço positivo do estágio: “Quando estagiámos em maio sentia-me muito cansada da época, mas foi importante para percebermos aquilo que o Ricardo [Vasconcelos] pretendia. Agora estamos a relembrar esses conceitos e sinto que nos jogos vamos estar mais coesas”.

Com encontro marcado com a Irlanda, em Guifões, e depois com a Bósnia e Herzegovina, na Bósnia, a 17 e 18 de agosto, a equipa das quinas tem a mira apontada para a janela internacional de novembro, quando mede forças com o Reino Unido e Estónia na terceira e quarta jornadas de qualificação para o EuroBasket 2023.

“Estes estágios são sempre muito importantes para as janelas de qualificação, para depois na altura só termos de relembrar os pontos mais importantes e jogarmos em sintonia quando estivermos em campo”, elucida. “Estamos motivadas [para a janela de novembro], mas não podemos relaxar. Os jogos contra a Estónia e Grécia [primeira janela de qualificação] foram muito duros. Jogámos taco-a-taco com a Grécia porque não desistimos, mas temos que continuar a trabalhar para conseguirmos vencer”, conclui.

Atletas
11 AGO 2022

Mais Notícias