“Estamos muito bem e mais preparadas”
O Pavilhão da Quinta dos Lombos volta a ser, no próximo domingo, pelas 15.30 horas, palco de mais um ponto alto do calendário competitivo feminino, com a realização do jogo da Supertaça.

Atletas | Competições | FPB
29 OUT 2014
Frente a frente irão estar a Quinta dos Lombos, campeã em título, e o CAB, vencedor da última edição da Taça de Portugal. Duas equipas invictas até ao momento na fase regular da Liga, um registo que Joana Lopes quer prolongar nesta final. A atleta está de regresso à Madeira, onde se sente muito feliz, integrada num grupo que cresce a cada dia que passa, e em que cada atleta desempenha uma função. Para a jogadora madeirense, o CAB está mais bem preparado e com mais soluções para dar resposta aos problemas sentidos no último confronto entre estas duas equipas.
Joana Lopes está de regresso a Portugal e à Liga Feminina, um convite que lhe permite sobretudo competir novamente. “Estou super feliz, não podia ter escolhido melhor equipa para voltar a jogar.”
Já esta temporada, o CAB foi derrotado pela Quinta dos Lombos numa meia-final de uma competição para a Quinta dos Lombos, sendo certo que um resultado negativo pressupõe que a equipa falhou algumas áreas do jogo. “Entre outros aspectos, para mim o principal motivo foi não termos conseguido manter o ritmo de jogo, principalmente no ultimo período.”
Desde então as duas equipas reforçaram-se com mais uma atleta estrangeira. Para a atleta madeirense, o novo reforço do CAB vem sobretudo dar uma preciosa ajuda nas áreas mais próximas do cesto. “Acho que a chegada de mais uma estrangeira a cada equipa tem sempre algum impacto. No nosso caso, temos uma atleta muito lutadora e física, que será mais uma ajuda no jogo interior.”
Na meia-final do Troféu Vítor Hugo, o jogo interior da Quinta dos Lombos foi decisivo no triunfo. Um problema para o qual Joana Lopes acredita que o CAB está agora mais bem preparado para contornar. “Estamos muito bem, mais preparadas e com uma maior rotação interior.”
A Quinta dos Lombos parte com algum favoritismo, até porque ainda não sofreu qualquer derrota na presente temporada. E muito embora leve, até ao momento, vantagem no confronto direto, Joana Lopes só pensa em vencer. “Neste momento queremos ganhar independentemente se for um jogo normal ou perfeito.”
A equipa do CAB soma 4 vitórias em jogos a contar para o campeonato, um registo cem por cento vitorioso e indicador de um caminho que conduza ao sucesso. “Estamos a jogar como uma equipa, que a cada dia se sobressai mais. Todas nós temos um papel e estamos a cumpri-lo.”
O adversário das madeirenses possui várias armas ofensivas, das quais Joana Lopes destaca algumas como sendo os principais problemas a terem que ter em conta na final da Supertaça. “A Quinta dos Lombos é uma equipa constituída por várias jogadoras de referência do panorama nacional, das quais se destacam a Márcia Costa e a Djassi, além de um conjunto de jogadoras mais jovens que desde cedo são presença assídua na seleção nacional. A chegada de duas estrangeiras só vem colmatar o valor indiscutível deste forte candidato ao título.”