“Estamos numa fase de reconstrução do clube”

Jorge Toledo, presidente do Juventude Basquetebol, em discurso direto no 35.º aniversário do emblema

FPB
19 JUN 2021

O Juventude Basquetebol Clube cumpre 35 anos este sábado, e a propósito desta data especial falámos com Jorge Toledo, presidente do emblema de Vila Real de Santo António.

O líder do conjunto algarvio explica as dificuldades por que o mesmo passa: “O Juventude Basquetebol Clube, presentemente, atravessa um momento complicado. Estamos numa fase de reconstrução, de reerguer o clube, devido a um período conturbado que atravessámos, que levou a uma deserção de atletas e elementos da equipa técnica. Há três anos estávamos com uma equipa de Sub19 femininos e dez crianças no minibasquete. Aliado a isso, a falta de apoio financeiro da autarquia local (apoio a que todos os clubes, sem exceção, recorrem para subsistir, porque quer se queira ou não, é sempre a principal base de sustentação de um clube), por motivos de dificuldade financeira, que compreendemos e respeitamos, torna o nosso trabalho mais difícil. De referir que a autarquia nos apoia na cedência gratuita das instalações desportivas municipais. o que reconhecemos como uma excelente ajuda. Aceitamos o nosso estado atual e estamos a reestruturar-nos, a reformular estratégias e definir uma nova dinâmica de trabalho. No entanto, apandemia e os consequentes confinamentos vieram a alterar os resultados. Estávamos a conseguir captar jovens, especialmente no minibasquete, onde já íamos nos 30 praticantes, assim como tínhamos o embrião de uma equipa feminina de sub14 e uma equipa masculina de sub16. Os confinamentos acabaram por desmobilizar alguns praticantes e regredimos um pouco. Neste momento estamos com uma nova equipa de sub16/19 femininos a participar no Torneio Distrital do Algarve “Preparar o Futuro”, e estamos a consolidar equipas de sub14 e sub16 masculinos. Estamos muito focados no minibasquete, que nos dará já para a próxima época uma representação de sub12. Desdobrámos o local de prática, estando com um centro de treinos na nossa sede, em Vila Real de Santo António, e outro em Vila Nova de Cacela, destinado às crianças desta freguesia e das freguesias limítrofes”, detalha.

Jorge Toledo quer que o basquetebol continue a ser uma realidade na zona: “Os nossos objetivos, a curto e médio prazo, são a estabilização do clube, que também depende da captação de praticantes. O grande objetivo deste clube, quando foi fundado, era o de que houvesse basquetebol em Vila Real de Santo António, e que perdurasse. Continua a ser o objetivo primordial”, salienta.

O presidente do Juventude Basquetebol Clube destaca os já 35 anos de vida da coletividade: “Reconhecemos que não temos o peso que alguns clubes nossos congéneres têm no Algarve, e até no país, fruto dos respetivos méritos e trabalho que desenvolveram, mas sentimos que fazemos parte deste todo, que fazemos parte da família basquetebolistica algarvia. Ao fim de 35 anos, ainda cá estamos”, conclui.

FPB
19 JUN 2021

Mais Notícias