“Estamos todos juntos no sentido de garantir que o evento continue a ser um sucesso”

Diretor Técnico Nacional lança a Festa do Basquetebol Juvenil 2024

Festa do Basquetebol
18 MAR 2024

Estamos em contagem decrescente para a Festa do Basquetebol Juvenil 2024, que decorre entre 3 e 7 de abril em Albufeira.

Nuno Manaia, Diretor Técnico Nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) e Diretor da Festa, falou-nos sobre um dos eventos marcantes da nossa modalidade e garantiu que os preparativos se estão a ultimar a todo o vapor.

Mais um ano de Festa do Basquetebol. Qual é o sentimento a pouco mais de duas duas semanas do início da prova?

Acima de tudo, nesta altura, é a preocupação em preparar todos os pormenores que ainda estão por finalizar. Muita azáfama, muitos contactos, para garantir que nada falha na 16.ª edição da Festa do Basquetebol Juvenil. É uma organização gigantesca, que envolve muitas pessoas da FPB , das Associações, da Câmara Municipal de Albufeira, etc. Todos juntos no sentido de garantir que o evento continue a ser um sucesso.

Que diferenças podemos esperar este ano em relação a edições anteriores?

Na edição deste ano há uma alteração ao quadro competitivo. Em cada escalão as seleções foram divididas por Divisão A e B, à semelhança do que podemos ver nos Campeonatos da Europa. Outra atratividade vai ser o dia de sábado, 6 de abril, que será preenchido por jogos decisivos durante todo o dia, com a introdução das meias-finais nas Divisões A, e com as finais das Divisões B, com estas últimas a darem acesso à subida de divisão no ano seguinte.

Quão importante é este momento para o basquetebol nacional?

A Festa do Basquetebol tem uma importância enorme, e pode ser vista de muitas perspetivas. Desde já, pela possibilidade de podermos identificar os jovens mais talentosos do nosso país. Para as Associações, quase todas elas a preparem-se desde o início da época, é um momento importante, definiram-se objetivos, fizeram-se planos de trabalho nesse sentido, e este é o momento de tentar alcançá-los. Para os jovens participantes são momentos que guardam para a vida, pois apesar de ser uma competição onde todos querem fazer boa figura, é interessante verificar que os jovens dos diferentes pontos do país fazem muitas amizades durante a Festa.

Quais são as atividades previstas pelo departamento técnico para este momento competitivo que coloca em Albufeira alguns dos maiores talentos portugueses?

Como habitual teremos os nossos Selecionadores Nacionais em peso, em Albufeira. Há muitos atletas que já estão identificados, pelo que é preciso acompanhar a sua evolução, mas também há alguns que vão ser detetados pela primeira vez. Este é um trabalho que é feito em articulação com as Associações, que nesta altura já nos enviaram algumas informações sobre os atletas que vão estar em Albufeira. Vamos também fazer uma experiência com testes físicos GPS no escalão de sub14, numa parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e com a Universidade da Extremadura (Espanha).

A FIBA já marcou presença e olha para a Festa do Basquetebol como um exemplo a seguir por outras Federações. Isso dá outra confiança para continuar a melhorar o evento?

Sim, além das repetidas presenças de altos responsáveis da FIBA no evento, a Festa do Basquetebol é muitas vezes mencionada como um bom exemplo daquilo que se faz pela Europa fora, não só pelas questões desportivas, mas também pelas condições que são proporcionadas aos jovens praticantes que participam no evento. É um trabalho extraordinário da FPB, CM Albufeira e Associações de Basquetebol, que nos orgulha de ano para ano.

 

Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Festa do Basquetebol
18 MAR 2024

Mais Notícias