“Estes resultados espelham a nossa dedicação”

Francisco Amiel explica bom início de época da Ovarense; Jornada 4 da Liga Betclic Masculina joga-se este fim de semana

Atletas | Competições
7 OUT 2022

A Ovarense Gavex tem dado nas vistas neste início de Liga Betclic Masculina 2022-23, o que se traduz na liderança da classificação após três vitórias em outros tantos jogos.

Francisco Amiel, base internacional português e reforço de peso para a turma vareira, explicou em entrevista à FPB algumas das razões que colocam a sua equipa no topo da competição e mostrou-se otimista quanto ao futuro da Seleção Nacional.

 

Como estão a ser estes primeiros tempos na Ovarense? Como avalia a experiência até agora?
Os primeiros tempos estão a ser bons. Ovar é uma cidade de basquetebol, temos sentido o carinho dos adeptos e esperamos conseguir trazer cada vez mais a comunidade e a cidade a acompanhar-nos durante esta caminhada.

A Ovarense começou em grande esta temporada. Esperavam um arranque tão positivo?
Mais do que esperar ou não, penso que temos vindo a trabalhar para isso. Os resultados espelham a dedicação que todo o grupo tem posto no trabalho diário, e vamos querer continuar a manter essa ideia ao longo do ano.

Quais são as principais razões que explicam este começo de época?
A dedicação e a seriedade do grupo. Temos um misto de jogadores novos com jogadores que conhecem bem o clube, e vamos procurar continuar a cimentar esses princípios entre todos nós, que tem sido algo que os atletas com mais anos de casa, principalmente, têm ajudado muito a fazer.

Acredita que a Ovarense pode chegar longe nesta Liga? Qual é o grande objetivo?
A Ovarense é um histórico do nosso basquetebol, daí não fugir às responsabilidades de querer estar nos pontos altos da época. O ano passado, o clube ficou à porta dos playoffs e, neste momento, trabalhamos para que isso não volte a acontecer. Depois, o grande objetivo passará sempre pelo trabalho diário, para conseguirmos atingir o nosso potencial, que contamos que se consiga traduzir em vários sucessos para a equipa, para o clube e para os adeptos e cidade.

Apesar da lesão, esteve em evidência no Lusitânia. Acredita que foi uma época importante para o consolidar da sua carreira?
Sim, era um passo que fazia sentido na minha carreira. O projeto e os objetivos eram algo em que acreditava que poderia ser interessante para mim. Infelizmente, existiram um bom número de contratempos na parte final da época, não só comigo mas no grupo como um todo, que impossibilitaram a equipa de chegar a concretizar algumas das coisas a que nos tínhamos proposto.

Marcou presença na mais recente convocatória da Seleção Nacional. Pensa que, com a Ovarense em bom plano, se torna mais fácil continuar com a “porta aberta” para representar Portugal?
O sucesso individual vai estar sempre ligado ao sucesso coletivo, e vice-versa. Acredito que quando uma equipa está bem, os jogadores são e estarão sempre mais valorizados. O meu papel passa por conseguir ajudar a equipa ao máximo na conquista dos seus objetivos, e se isso se traduzir na continuação da confiança depositada pelos treinadores da Seleção em mim, melhor ainda.

Ainda é um jogador jovem, tal como outros que têm jogado pela nossa Seleção. Sente que Portugal está no bom caminho, até pelos recentes resultados?
Penso que foi em 2019, quando acabei a universidade nos EUA, que falei sobre este assunto, e a minha opinião mantém-se. Acredito que esta geração, e as que se seguem, têm a possibilidade de reconquistar algumas das glórias e conquistas que foram feitas pelas gerações anteriores, que conseguiram jogar nos maiores palcos do basquetebol europeu. As conquistas individuais de atletas individuais, das equipas portuguesas na Europa – agora encabeçada por uma presença inédita numa competição europeia como a BCL, as subidas no ranking, o aumento de competitividade que se tem visto na Liga, são tudo aspetos que levam a acreditar no caminho vem sendo feito. Devemos apoiar e acreditar cada vez mais na nossa modalidade.

Em termos individuais, quais são os grandes objetivos que tem para esta época?
Muito à imagem da época anterior, continuar a ser um jogador capaz de contribuir nas mais variadas vertentes do jogo, mas melhor.


Este sábado disputa-se a quarta jornada da Liga Betclic Masculina. Os jogos, com transmissão na FPBtv, são os seguintes:

Atletas | Competições
7 OUT 2022

Mais Notícias