Estreia como sénior aos 14 anos

João Francisco Mota viveu noite especial

Atletas | Competições
13 NOV 2020

A noite da passada quarta-feira foi muito especial para João Francisco Mota, que com 14 anos e 10 meses jogou durante 17 minutos e 37 segundos no Casino Ginásio 76-84 SC Vasco da Gama, da Taça de Portugal masculina.

O base do clube da Figueira da Foz tornou-se num dos atletas mais jovens de sempre a estrear-se numa competição sénior.

Em declarações à FPB, João Francisco Mota  não escondeu a felicidade: “Para ser sincero, nunca pensei que me estreasse tão cedo, mas estou feliz. Foi uma ocasião especial, porque havia poucos jogadores no banco, mas agarrei com “unhas e dentes” esta oportunidade . Sinto-me feliz e orgulhoso”, assume.

O jovem jogador salienta o apoio dos colegas, em especial de dois históricos da modalidade, de seu nome José Costa e Marco Gonçalves: “Os meus companheiros sempre me colocaram à vontade, desde o início da época. Ajudaram-me muito a entrar no jogo, e não hesitaram em dar-me uma palavra, quando viram que estava um pouco nervoso. O José Costa e o Marco Gonçalves dão-me dicas, aconselham-me, faço questão de os ouvir”, realça.

João Francisco afirma que “é especial” ser treinado pelo pai, João Mota, num momento tão marcante, para depois expressar um desejo: “Primeiro, quero que tudo corra bem na escola. Mas sonho representar um clube grande no basquetebol”, finaliza.

Este caso não é singular, visto que em fevereiro de 2009, Maria Ferreira, então com 14 anos e 9 meses, estreou-se no Campeonato Nacional da 1.ª Divisão feminina, ao serviço do União Micaelense.

Atletas | Competições
13 NOV 2020

Mais Notícias