“Eu lá estarei e espero ver todos os ovarenses no pavilhão”
Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar, será um dos adeptos que irá apoiar a nossa Seleção Nacional Masculina, este sábado na Arena Dolce Vita, às 18h30.

Atletas | Competições | Seleções
2 SET 2016
A receção de Portugal à Estónia foi abordada pelo líder do executivo ovarense, que ainda realçou alguns dos pontos principais do município, que o tornam numa zona muito convidativa para todas as famílias que queiram assistir ao jogo da equipa de todos nós.
Sabendo que Ovar é uma terra de basquetebol, espera um grande ambiente no Portugal vs Estónia?
Eu diria que em Ovar vive-se e respira-se basquetebol. É, sem dúvida, a nossa modalidade rainha e nesse contexto, existindo aqui uma comunidade ovarense apaixonada por basquetebol, tenho a certeza de que Portugal encontrará o melhor ambiente possível de pessoas que sabem apreciar este desporto. Portanto, teremos o ambiente necessário para que a nossa Seleção faça um excelente jogo.
No que concerne ao desporto, e mais concretamente em relação ao basquetebol, como caracteriza o município de Ovar?
O município de Ovar tem duas modalidades muito fortes: o basquetebol na sede de concelho e na cidade mais a Norte, em Esmoriz, o voleibol, que também é uma das grandes marcas. Este executivo tem feito um enorme esforço para apoiar todos os nossos clubes, assim como para atrair grandes eventos nacionais e internacionais, onde se enquadra o jogo deste sábado, sendo que se tem investido na modernização das instalações desportivas. Por isso mesmo, os clubes sentem que têm aqui um parceiro, porque o sucesso dos mesmos é o nosso sucesso, é o sucesso das nossas gentes, da nossa comunidade.
Quais são os pontos principais que Ovar tem para oferecer a todas as famílias que queiram assistir ao desafio da nossa Seleção?
Temos, de facto, aqui algumas especificidades. Desde logo, as nossas riquezas naturais, onde se destacam os 15 quilómetros de costa com praias belíssimas, de areia fina e branca, associadas ao final da Ria de Aveiro, assim como uma floresta muito bem tratada entre Esmoriz e Ovar. Sei que vai estar bom tempo, por isso uma ida à praia de manhã é um excelente programa. Não podemos esquecer o património gastronómico, começando logo pelo famoso pão-de-ló de Ovar, que ainda muito recentemente foi galardoado pela Comissão Europeia com a Indicação Geográfica Protegida, por isso espero que todos possam provar este doce. Mas ainda temos peixe muito fresco, a nossa caldeirada de enguias, ouseja, tudo pontos que podem entrar num roteiro para fazer este sábado. E depois temos o nosso centro histórico com grande património arquitetónico e religioso, somos a cidade-museu do azulejo. Portanto, vai valer a pena passarem aqui um ou dois dias, não só para desfrutar do basquetebol, mas também para aproveitar o nosso território, que é muito peculiar, com gente que sabe receber, gente amiga e que trata muito bem quem vem de fora.
Quer deixar um apelo aos adeptos para que compareçam na Arena Dolce Vita?
Espero que todos os ovarenses possam estar na Arena, desde logo para mostrar que gostamos muito de basquetebol, mas acima de tudo para darmos o calor humano à nossa Seleção, que bem precisa, para um jogo muito importante. Eu lá estarei e espero ver todos os ovarenses no pavilhão.