EUA continuam a ser casa de jovens internacionais portugueses
Atletas portugueses presentes em diversas competições universitárias dos EUA
Atletas
18 OUT 2024
Portugal tem vários atletas a representar inúmeras competições por todo o mundo. De entre os tantos países, os EUA são uma das principais escolhas dos nossos jovens internacionais. Alguns lusos que honraram a camisola portuguesa este verão já se encontram nos seus novos clubes, onde irão dar o seu contributo na temporada 24/25.
No feminino, algumas atletas internacionais já atuaram na NCAA DI em épocas anteriores, como é o exemplo da Sara Barata Guerreiro (Cleveland State), Inês Vieira (Utah), Leonor Paisana (Winthrop), Ana Furtado (Northeastern Oklahoma A&M College) e Leonor Ferreira (West Virginia University). Outras jogadoras, que representaram Portugal no Campeonato Europeu de Sub20 na Lituânia, também já se encontravam a atuar na NCAA como é o caso de Gabriela Falcão (Albany) e Inês Bettencourt (Gonzaga University). A jogadora Filipa Barros, também a frequentar a universidade nos EUA (California Baptist), não integrou a convocatória para o Europeu devido a uma lesão. Fatumata Djaló (Ole Miss) e Ana Pinheiro (Idaho) vão integrar a competição esta época.
Ver esta publicação no Instagram
A estas atletas irá juntar-se Clara Silva (Kentucky Wildcats) que, além de ter estado com as Sub20 em Villnius e Klaipeda, integrou também o cinco Ideal no mais recente Campeonato Europeu que se disputou de 3 a 11 de agosto. Ainda no leque das atletas Sub18, que conquistaram o 5º lugar em Matosinhos, e que também irão disputar a DI, encontramos Ema Karim (Hofstra), Maria Andorinho (St. Peter’s), Magda Freire Silva (Queens) e Rita Nazário (Saint Louis). Para finalizar a lista feminina nesta competição, contamos ainda com Ana Barreto (Queens) e Joana Magalhães (New Mexico).
Ver esta publicação no Instagram
Sobre os internacionais masculinos, para além de Rúben Prey (ST. John University), atleta de 19 anos que se estreou este ano na Seleção Nacional de Seniores, os internacionais Sub20 Diogo Seixas (Central Arkansas) e Pedro Santos (Tennessee-Martin) também irão disputar este campeonato. A estes atletas juntam-se ainda nomes como Iago Stanback (Missouri State) e Stanley Borden (Duke).
Ver esta publicação no Instagram
Mas o talento luso não fica só por esta divisão. O leque de portugueses internacionais a jogar nos EUA é bastante extenso e divide-se por diversos campeonatos e suas respetivas divisões. Na DII da NCAA contamos com Andrea Chiquemba (Bellarmine University), Daniel Figueira (Dallas Baptist University) e João Costa (Davis and Elkins College men´s basketball). Já na DIII atuam André Palavra (Luther College – Iowa), atleta Sub20, Lucas Tovar (Bard College) e Nathan Noronha (Claremont Mudd Scripps), atletas Sub18.
Na NJCAA (National Junior College Athletic Association), joga na primeira divisão a portuguesa Marta Vieira (Eastern Florida State) que esteve ao serviço da Seleção de Sub18, e ainda Anita Pereira (Northwest Florida State). Fábio Rocha (Parkland College Athletics) disputa o mesmo campeonato mas, neste caso, na segunda divisão.
Ver esta publicação no Instagram
Resta nomear os jogadores que irão integrar equipas no ensino secundário (High School), também nos EUA, que serão os atletas Sub18 Vasco Rosa (IMG Academy), Apolo Caetano (Balboa School Roughriders) e Andrew Figueira (Winston Salem Christian School). Por fim, Miguel Sousa, que integrou a convocatória dos Sub16 que rumaram à Macedónia, está também nos EUA ao serviço dos West Oaks Academy. Em adição, na Central Point Christian Academy, atua mais um internacional português, Cleiton Azevedo.
Ver esta publicação no Instagram
Daniel Vieira-Tuck tinha como plano inicial integrar o plantel dos Memphis Tigers (NCAA DI) esta época. No entanto, uma pequena alteração ditou que o internacional irá atuar esta temporada pela Overtime Elite (liga para atletas dos 16 aos 19 anos) e apenas em 2025/2026 é que se irá juntar aos Memphis Tigers.
Por último, o jovem internacional Ricardo Neves também se encontra na América do Norte a disputar a OUA Conference (Ontario University Athletics conference), onde atua pela Nipissing University, no Canadá.
Acompanha tudo sobre Basquetebol em Portugal através das nossas redes sociais: Facebook, Instagram, X e TikTok.